Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1501
Document type: Dissertação
Title: Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise
Author: Araújo, Lílian Peres Righetto de 
Advisor: D'avila, Domingos Otavio Lorenzoni
Abstract (native): Introdução: Pacientes em hemodiálise crônica têm dificuldade em manter níveis séricos adequados de fósforo (PO4), possivelmente por não aderirem às medidas terapêuticas recomendadas, ou não observarem as restrições dietéticas sugeridas. Tal comportamento associa-se a doença óssea progressiva e a múltiplas fraturas, em médio e longo prazo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de ensino-aprendizagem sobre metabolismo e importância dos níveis séricos de cálcio (Ca), PO4, paratormônio (PTH), produto Ca x PO4, bem como sobre medidas para mantê-los controlados, de duração limitada. Métodos: Estudo de coorte, com duração de três meses, que incluiu 33 pacientes em hemodiálise crônica no Hospital São Lucas da PUCRS e no Hospital Moinhos de Vento, randomizados em dois grupos: Controle (n=17) e Intervenção (n=16). O grupo Controle recebeu informação sobre acesso vascular e o grupo Intervenção sobre metabolismo de Ca, PO4 e PTH. A mudança de conhecimento sobre os assuntos apresentados foi avaliada por testes pré e pós-programa e a adesão às medidas propostas por dosagens laboratoriais periódicas de Ca, PO4 e PTH. Resultados: Não houve mudança de conhecimento estatisticamente significante em qualquer dos grupos - no grupo Intervenção, 8/17 pacientes eram competentes no pré-teste e 14/17 no pós-teste (P<0.001); no grupo Controle, 11/16 eram competentes, passando a 13/16 (P<0.001). Na avaliação das mudanças de comportamento relacionadas com adesão à dieta e uso de quelantes de PO4, houve redução significativa do nível de PO4 e do produto Ca x PO4 entre o tempo 0 e o tempo 1, em ambos os grupos (P<0.001 e P<0.001). Ocorreu redução significativa dos mesmos marcadores, no grupo Controle, entre o tempo 1 e o tempo 2, também. Conclusão: Ao término do programa não ocorreu diferença significativa de conhecimento ou de comportamento. Para serem efetivos, programas de ensinoaprendizagem com pacientes renais crônicos devem ter caráter contínuo.
Keywords: MEDICINA
NEFROLOGIA
DIÁLISE RENAL
ENSINO
APRENDIZAGEM
CÁLCIO - METABOLISMO
FÓSFORO
ESTUDOS DE COORTES
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: ARAÚJO, Lílian Peres Righetto de. Avaliação de um programa de ensino-aprendizagem sobre o metabolismo de cálcio e fósforo para pacientes em hemodiálise. 2008. 76 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1501
Issue Date: 25-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
407844.pdfTexto Completo961.9 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.