Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1477
Tipo do documento: Dissertação
Título: Repercussão funcional da congruência talonavicular no pós-operatório do pé torto congênito idiopático
Autor: Piffero, Alfeu Cláudio Monteiro 
Primeiro orientador: Silva, Jefferson Luis Braga da
Resumo: OBJETIVO - Descrever a amostra de indivíduos com pé torto congênito idiopático tratados cirurgicamente de 1986 a 2002 no Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (HSL-PUCRS). Verificar associação entre os achados radiográficos da articulação talonavicular e o escore funcional de pés tortos congênitos idiopáticos tratados cirurgicamente de maneira uniforme. METODOLOGIA Cinqüenta crianças (71 pés) que realizaram cirurgia para correção de pé torto congênito idiopático no período de 1986 a 2002 no HSL-PUCRS, participaram deste estudo. Para desenvolvimento deste trabalho foi realizada revisão dos prontuários hospitalares visando a criação de um banco de dados com variáveis de interesse relacionadas à avaliação pós-operatória. Foi realizada análise descritiva dos dados e, posteriormente, de associação. RESULTADOS A amostra foi composta por 34 pacientes do sexo masculino (48 pés) e 16 do sexo feminino (23 pés) submetidos a tratamento cirúrgico no HSL-PUCRS. A avaliação dos pés pelos critérios de Simons mostrou 38 pés centrados (53,5%), 25 pés com complicações menores (35,2%) e 8 pés com complicações maiores (11,3%) nas radiografias em ântero-posterior (AP). Nas radiografias em perfil (P), encontramos 31 pés centrados (43,7%), 27 complicações menores (38%) e 13 complicações maiores (18,3%). Os resultados funcionais, segundo a tabela de Laaveg e Ponseti, mostraram escores variando de 47 a 100 pontos (pts), com média de 86,86 pts e desvio padrão (dp) 11,08, mediana de 88 pts e moda de 97 pts. CONCLUSÃO As variações encontradas nas radiografias em AP e P da articulação talonavicular dos pés pelos critérios de Simons, não mostraram associação estatisticamente significativa com os escores de função avaliados pela tabela de Laaveg e Ponseti.
Palavras-chave: ORTOPEDIA
PÉS - CIRURGIA
PERÍODO PÓS-OPERATÓRIO
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citação: PIFFERO, Alfeu Cláudio Monteiro. Repercussão funcional da congruência talonavicular no pós-operatório do pé torto congênito idiopático. 2008. 53 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1477
Data de defesa: 17-Mar-2008
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
401332.pdfTexto Completo1,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.