Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFan, Rachel Gick-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742149Z7por
dc.contributor.advisor1Portuguez, Mirna Wetters-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765068Y6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:34:27Z-
dc.date.available2008-04-16-
dc.date.issued2008-03-10-
dc.identifier.citationFAN, Rachel Gick. Aprendizado e comportamento em crianças nascidas prematuras e com baixo peso em idade pré-escolar e em processo de alfabetização. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1470-
dc.description.resumoIntrodução: Conforme, estudos científicos demonstram, que a grande maioria dos recémnascidos prematuros e com baixo peso sobreviventes às complicações pré e perinatais desenvolvem tardiamente distúrbios múltiplos na primeira infância ou na idade escolar, incluindo dificuldades de aprendizado e de comportamento. Desta forma, essas crianças requerem uma avaliação neuropsicológica voltada às suas necessidades. Tal procedimento com o intuito de identificar precocemente as complicações tardias da prematuridade e, assim, possibilitar uma intervenção específica. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento cognitivo e comportamental aos 6-7 anos de idade de uma amostra de crianças nascidas prematuras e com baixo peso entre os anos de 1999 e 2000, egressas da UTI Neonatal do Hospital São Lucas da PUCRS. Este trabalho também relacionou as variáveis sócio-demográficas (idade e escolaridade materna, e renda familiar) com o desenvolvimento cognitivo e comportamental dessas crianças. Metodologia: Foi desenvolvido estudo transversal prospectivo aninhado em coorte de nascimento (ano de 1999 e 2000), de recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Neonatal (UTINEO) do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). Foi realizada avaliação cognitiva e comportamental, respectivamente, através da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-III) e do Inventário de Comportamento da Infância e Adolescência (CBCL). As informações obtidas foram correlacionadas com dados do desenvolvimento neuropsicomotor avaliados durante os primeiros anos de vida através da Escala de Bayley e do Teste de Denver, obtendo-se uma associação entre desempenho cognitivo e comportamental atual e anterior e dados sóciodemograficos. Foi realizada a análise estatística através do teste t de Student, para as variáveis paramétricas, do quiquadrado, para as não- paramétricas, e análises de regressão linear múltipla. Resultados: Verificou-se no CBCL, quanto ao perfil de Competência Social, piores escores na Sub-escala de Sociabilidade. Em relação ao perfil comportamental evidenciou piores escores em sintomas relacionados com problemas com atenção, ansiedade/depressão, e comportamento agressivo. O nível intelectual ficou classificado em médio. Os três subtestes com piores pontuações foram: informação, código e procurar símbolos. Quanto ao escore total do CBCL, houve associações negativa estatisticamente significativa com os QIs Total e de Execução. Foram encontradas associações estatisticamente significativa entre as Escalas de Bayley e Denver com o WISC-III e o CBCL. Nas análises de regressão lineares XVI múltiplas, ocorreram associações estatisticamente significativa entre escolaridade materna com o CBCL, o Bayley Comportamental e o WISC-III. Já a renda familiar foi associada com o WISC-III. Conclusões: Pode-se verificar que a baixa escolaridade materna e baixa renda familiar foram preditores de risco no desenvolvimento global da criança (cognitivo e comportamental). A prematuridade e o baixo peso ao nascer podem ser fatores preditivos de vulnerabilidade em habilidades viso-espaciais, viso-motoras e verbais. As alterações encontradas no Denver e Bayley tiveram relação com a sintomatologia comportamental (ansiedade/depressão, problemas com a atenção e comportamento agressivo) e com déficit cognitivo. Quanto à idade materna, no período do parto, em geral, não houve associação entre as variáveis cognição, comportamento, a Escala de Bayley e o Teste Denver.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399866.pdf: 1278790 bytes, checksum: 4308a2d54bb5e88b9a1b6223d1b389ba (MD5) Previous issue date: 2008-03-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8357/399866.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúdepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMEDICINApor
dc.subjectNEUROCIÊNCIApor
dc.subjectPREMATUROSpor
dc.subjectAPRENDIZAGEM - DISTÚRBIOSpor
dc.subjectNEUROPSICOLOGIApor
dc.subjectALFABETIZAÇÃO PRÉ-ESCOLARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleAprendizado e comportamento em crianças nascidas prematuras e com baixo peso em idade pré-escolar e em processo de alfabetizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
399866.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.