Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1470
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fan, Rachel Gick | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742149Z7 | por |
dc.contributor.advisor1 | Portuguez, Mirna Wetters | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765068Y6 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:34:27Z | - |
dc.date.available | 2008-04-16 | - |
dc.date.issued | 2008-03-10 | - |
dc.identifier.citation | FAN, Rachel Gick. Aprendizado e comportamento em crianças nascidas prematuras e com baixo peso em idade pré-escolar e em processo de alfabetização. 2008. 144 f. Dissertação (Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1470 | - |
dc.description.resumo | Introdução: Conforme, estudos científicos demonstram, que a grande maioria dos recémnascidos prematuros e com baixo peso sobreviventes às complicações pré e perinatais desenvolvem tardiamente distúrbios múltiplos na primeira infância ou na idade escolar, incluindo dificuldades de aprendizado e de comportamento. Desta forma, essas crianças requerem uma avaliação neuropsicológica voltada às suas necessidades. Tal procedimento com o intuito de identificar precocemente as complicações tardias da prematuridade e, assim, possibilitar uma intervenção específica. Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar o desenvolvimento cognitivo e comportamental aos 6-7 anos de idade de uma amostra de crianças nascidas prematuras e com baixo peso entre os anos de 1999 e 2000, egressas da UTI Neonatal do Hospital São Lucas da PUCRS. Este trabalho também relacionou as variáveis sócio-demográficas (idade e escolaridade materna, e renda familiar) com o desenvolvimento cognitivo e comportamental dessas crianças. Metodologia: Foi desenvolvido estudo transversal prospectivo aninhado em coorte de nascimento (ano de 1999 e 2000), de recém-nascidos internados na Unidade de Tratamento Neonatal (UTINEO) do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL-PUCRS). Foi realizada avaliação cognitiva e comportamental, respectivamente, através da Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC-III) e do Inventário de Comportamento da Infância e Adolescência (CBCL). As informações obtidas foram correlacionadas com dados do desenvolvimento neuropsicomotor avaliados durante os primeiros anos de vida através da Escala de Bayley e do Teste de Denver, obtendo-se uma associação entre desempenho cognitivo e comportamental atual e anterior e dados sóciodemograficos. Foi realizada a análise estatística através do teste t de Student, para as variáveis paramétricas, do quiquadrado, para as não- paramétricas, e análises de regressão linear múltipla. Resultados: Verificou-se no CBCL, quanto ao perfil de Competência Social, piores escores na Sub-escala de Sociabilidade. Em relação ao perfil comportamental evidenciou piores escores em sintomas relacionados com problemas com atenção, ansiedade/depressão, e comportamento agressivo. O nível intelectual ficou classificado em médio. Os três subtestes com piores pontuações foram: informação, código e procurar símbolos. Quanto ao escore total do CBCL, houve associações negativa estatisticamente significativa com os QIs Total e de Execução. Foram encontradas associações estatisticamente significativa entre as Escalas de Bayley e Denver com o WISC-III e o CBCL. Nas análises de regressão lineares XVI múltiplas, ocorreram associações estatisticamente significativa entre escolaridade materna com o CBCL, o Bayley Comportamental e o WISC-III. Já a renda familiar foi associada com o WISC-III. Conclusões: Pode-se verificar que a baixa escolaridade materna e baixa renda familiar foram preditores de risco no desenvolvimento global da criança (cognitivo e comportamental). A prematuridade e o baixo peso ao nascer podem ser fatores preditivos de vulnerabilidade em habilidades viso-espaciais, viso-motoras e verbais. As alterações encontradas no Denver e Bayley tiveram relação com a sintomatologia comportamental (ansiedade/depressão, problemas com a atenção e comportamento agressivo) e com déficit cognitivo. Quanto à idade materna, no período do parto, em geral, não houve associação entre as variáveis cognição, comportamento, a Escala de Bayley e o Teste Denver. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:34:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 399866.pdf: 1278790 bytes, checksum: 4308a2d54bb5e88b9a1b6223d1b389ba (MD5) Previous issue date: 2008-03-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8357/399866.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Medicina | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | MEDICINA | por |
dc.subject | NEUROCIÊNCIA | por |
dc.subject | PREMATUROS | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM - DISTÚRBIOS | por |
dc.subject | NEUROPSICOLOGIA | por |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO PRÉ-ESCOLAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.title | Aprendizado e comportamento em crianças nascidas prematuras e com baixo peso em idade pré-escolar e em processo de alfabetização | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
399866.pdf | Texto Completo | 1,25 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.