Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1469
Document type: Tese
Title: Fator tecidual e densidade microvascular como fatores preditivos de metástases ganglionares no carcinoma epidermóide de boca
Author: Maahs, Gerson Schulz
Advisor: Carvalhal, Gustavo Franco
Abstract (native): A presença de metástase cervical é o fator prognóstico mais relevante no carcinoma epidermóide de boca. Fatores clínicos e histológicos estão associados com o desenvolvimento da metástase cervical, porém a pesquisa de fatores moleculares está sendo amplamente realizada nos últimos anos. O objetivo deste estudo é avaliar a associação da expressão do fator tecidual e da densidade microvascular como fatores de risco para a presença de metástase cervical nestas neoplasias. A expressão do fator tecidual e a densidade microvascular foram aferidas pela técnica de imunoistoquímica e suas associações com a presença de metástase cervical foram estudadas em 53 pacientes com diagnóstico de carcinoma epidermóide de boca tratados cirurgicamente pelo autor. Características clínicas e histológicas também foram pesquisadas e associadas com a presença de metástase cervical. Somente três casos não expressaram o fator tecidual. A alta expressão do fator tecidual, mais de 50% das células tumorais intensamente coradas, foi encontrada em 13 pacientes (24,5%). A densidade microvascular por paciente variou entre 4 e 47,8 vasos, com uma média de 18,47 vasos. A alta densidade microvascular (mais de 20 vasos por paciente) ocorreu em 21 pacientes (39,6%). O estadiamento clínico, a infiltração neuronal e as embolizações vasculares foram os fatores preditivos de metástase de maior relevância. Este estudo descreve pela primeira vez a expressão do fator tecidual como fator prognóstico de metástase e de óbito no carcinoma epidermóide de boca. Os resultados indicam que a expressão do fator tecidual e a densidade microvascular não estão associados com a presença de metástase cervical. Estudos adicionais são necessários para determinar novos marcadores moleculares capazes de melhorar a acurácia do prognóstico, comparados aos fatores clínicos e histológicos de prognóstico do carcinoma epidermóide de boca já estabelecidos.
Keywords: MEDICINA
CIRURGIA
NEOPLASIAS BUCAIS
CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS
TROMBOPLASTINA
METÁSTASES NEOPLÁSICAS
IMUNOHISTOQUÍMICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde
Citation: MAAHS, Gerson Schulz. Fator tecidual e densidade microvascular como fatores preditivos de metástases ganglionares no carcinoma epidermóide de boca. 2008. 99 f. Tese (Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1469
Issue Date: 25-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
399864.pdfTexto Completo2.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.