Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/146
Tipo do documento: Tese
Título: Biometria da rádula e padrão dos fragmentos de restrição do DNA de espécies do gênero Phyllocaulis (mollusca : gatropoda : veronicellidae)
Autor: Mansur, Georgina Gonçalves 
Primeiro orientador: Oliveira, Jarbas Rodrigues de
Resumo: O gênero Phyllocaulis Colosi, 1922 vem sendo diferenciado em cinco espécies, segundo análises morfológicas: P. variegatus, P. tuberculosus, P. boraceiensis, P. soleiformis e P. gayi. A ênfase é dada à forma do pênis, espata, glândula peniana e glândula pediosa. Esse critério vem se mostrando insuficiente para a resolução de grupos mais complexos, onde os caracteres diferenciais não são evidentes. Em P. soleiformis adotou-se formas A, B, C, D e E para populações que apresentam variabilidade morfológica e são oriundas de regiões geográficas distintas. Nesta investigação, abrangeu-se todas as espécies do gênero Phyllocaulis analisandose as ripas da mandíbula e os dentes laterais e raquidianos da rádula, a partir de microscopia eletrônica de varredura (MEV). Esta análise juntamente com tratamentos estatísticos permitiu reclassificar a forma C de P. soleiformis como uma nova espécie. Em outra investigação determinou-se o mapa físico empregando 14 enzimas de restrição de P. variegatus, P. tuberculosus, P. boraceiensis, P. soleiformis e, para fins comparativos, Belocaulus angustipes e Sarasinula linguaeformis. Esse mapa foi obtido através dos fragmentos da região ITS1 do 18S rDNA. A árvore de distâncias gênicas apresenta a forma C de P. soleiformis como um elo de ligação entre os dois principais agrupamentos por possuir um grande número de caracteres comuns com todo os outros táxons. Isto demonstra que a forma C sofreu poucas alterações ao longo de seu processo evolutivo. As diferentes técnicas levaram à caracterização das espécies P. variegatus, P. tuberculosus, P. boraceiensis, P. soleiformis com a diferenciação da forma C. Os resultados permitem propor a revalidação do nome Phyllocaulis renschi para a forma C de P. soleiformis.
Palavras-chave: ZOOLOGIA
BIOLOGIA
MOLUSCOS
GASTRÓPODES
VERONICELÍDEOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Biociências
Programa: Programa de Pós-Graduação em Zoologia
Citação: MANSUR, Georgina Gonçalves. Biometria da rádula e padrão dos fragmentos de restrição do DNA de espécies do gênero Phyllocaulis (mollusca : gatropoda : veronicellidae). 2002. 57 f. Tese (Doutorado em Zoologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/146
Data de defesa: 30-Jan-2002
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Zoologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
401361.pdfTexto Completo1,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.