Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1436
Tipo do documento: Dissertação
Título: Validação linguística e cultural da versão brasileira do TNO-AZL pre-school quality of life questionnaire (TAPQOL) para crianças em idade pré-escolar
Autor: Benini, Cristina Helena 
Primeiro orientador: Stein, Renato Tetelbom
Resumo: A avaliação da qualidade de vida tornou-se uma parte importante de estimativas dos programas de saúde. Recentemente, instrumentos têm sido desenvolvidos para avaliação da população pediátrica. O TNO-AZL Preschool Children`s Quality of Life questionnaire (TAPQOL) foi o primeiro questionário validado desenvolvido para avaliar a percepção dos pais sobre a qualidade de vida relacionada à saúde (QVRS) de crianças pré-escolares, através de 12 domínios que mensuram o impacto de problemas de saúde no bem estar da criança. Objetivo : traduzir e verificar as propriedades psicométricas da versão original brasileira do TAPQOL. Métodos : O processo de validação linguística consistiu em tradução, retrotradução e revisão de um comitê especialista. No estágio pré-teste, uma amostra de 10 pais responderam o questionário para verificação de erros ou dificuldades na tradução. Um total de 255 pais/responsáveis por crianças entre 2 meses e 5 anos participaram do estudo respondendo questões de aspectos clínico, social e o questionário, abordadas em uma clínica de pneumologia pediátrica e duas pré-escolas de Caxias do Sul. Após um período de 15 dias ou mais, 78 pais responderam novamente o questionário. A validade foi mensurada através da validade divergente (saudável/doente). A confiabilidade foi mensurada através da consistência interna (coeficiente de alfa de Crombach) e a reprodutibilidade (coeficiente de correlação intraclasse) e poder discriminante (efeito teto/chão). Resultados : A média de idade foi 30 meses e 50,2% das crianças eram do sexo masculino. A média de idade dos respondentes foi de 36 anos para os pais e 32 anos para as mães. A média dos domínios foi boa para grande parte, exceto para: comportamento, ansiedade e sono. O coeficiente de alfa de Crombach foi aceitável (&#8805;0,7 para a maior parte dos domínios), exceto para ansiedade e vivacidade. O coeficiente de correlação intraclasse foi 0,859 (range:0,752-0,921). O efeito chão foi < 15%, e o efeito teto apresentou valores maiores, pois diferentes domínios não interferiram na qualidade de vida. Conclusão : A versão na língua portuguesa brasileira do TAPQOL mostrou bom desempenho psicométrico confirmando sua adequação cultural para utilização no Brasil.
Abstract: The assessment of quality of life has become an important part of evaluating health programs. In recent years, several instruments emerged for a pediatric population. The TNO-AZL Preschool Children`s Quality of Life questionnaire (TAPQOL) was the first questionnaire developed to meet the need for a reliable and valid instrument for measuring parent`s perceptions of health-related quality of life (HRQoL) in preschool children trough 12 domains weighted by the impact of the health status problems on well-being of the children. Objective : The aim of this study was to translate and evaluate the psychometric performance of the Brazilian original version of TAPQOL. Methods : The translation process consisted of translation, back-translation and committee review. In the pre-testing stage, a sample of 10 parents answered the questionnaire in order to check for errors or deviations in the translations. A total of 255 parents/guardians of children between 2 months and 5 years old participated in this study responding some clinical, social questions and the questionnaire, monitored in a pediatric pulmonologist clinic and two schools in the city of Caxias do Sul. Within a period of 15 days or more, 78 parents repeated the TAPQOL questionnaire. The validity was assessed by means of divergent validity (health/sickness). Reability was assessed by determining internal consistency (Crombach`s alpha coefficient) and reprodutibily (intraclass correlation coefficient) and discriminatory power (floor/ceiling effects). Results : The mean age was 30 months, and 50, 2% of the children were male. The age of the respondents was 36 for fathers and 32 for mothers. The mean of the domains was good for most part of then, except for problem behaviour, anxiety and sleep. The Crombach`s alpha coefficient was acceptable (&#8805;0,7 for most part of the domains), except for anxiety and liveliness. The intraclass correlation coefficient was 0,859 (range: 0,752-0,921). The floor effect was < 15%, and the ceiling effect was biggest because different domains didn`t interfere in the quality of life. Conclusion : The Brazilian Portuguese-language version of the TAPQOL showed good psychometric performance, confirming its cultural adequacy for use in Brazil.
Palavras-chave: MEDICINA
PEDIATRIA
QUALIDADE DE VIDA
PSICOMETRIA (PSICOLOGIA)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citação: BENINI, Cristina Helena. Validação linguística e cultural da versão brasileira do TNO-AZL pre-school quality of life questionnaire (TAPQOL) para crianças em idade pré-escolar. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1436
Data de defesa: 5-Mar-2014
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
457789.pdfTexto Completo1,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.