Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1355
Document type: Dissertação
Title: Avaliação comparativa do joelho de nadadores assintomáticos e indivíduos controle através da ressonância magnética
Author: Mizerkowski, Mariana Damian 
Advisor: Baldisserotto, Matteo
Abstract (native): OBJETIVO: Comparar, através da ressonância magnética, o joelho de adolescentes assintomáticos que praticam natação com o joelho de adolescentes assintomáticos que não praticam esportes de impacto. MÉTODOS: Estudo transversal controlado comparando o joelho de 27 voluntários assintomáticos do sexo masculino (54 joelhos), com idade entre 14 e 15 anos, divididos em dois grupos: 13 nadadores de elite e 14 adolescentes no grupo controle. Imagens de ressonância magnética ponderadas nas seqüências T1 e densidade de prótons no plano sagital, imagens ponderadas em STIR nos planos axial, coronal e sagital foram obtidas em magneto aberto de 0,35T. Os exames foram avaliados por dois radiologistas experientes, cegados para os grupos do estudo. O teste exato de Fisher foi utilizado para a análise estatística e o nível de significância estabelecido em p < 0.05. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da instituição onde foi realizado. RESULTADOS: Ao menos uma anormalidade foi detectada em 18 joelhos (69,2%) no grupo de nadadores e apenas em nove joelhos do grupo controle (32.1%) (p<0,013). A alteração mais comum foi o edema da gordura infrapatelar, encontrado em 53,8% dos nadadores e somente em 25% dos joelhos do grupo controle (p<0,05). A segunda alteração mais encontrada foi o edema ósseo (26,9%), depois edema da gordura pré-femoral (19%) e líquido articular (15,3%). CONCLUSÃO: Mais anormalidades foram encontradas nas imagens de ressonância magnética do joelho de nadadores assintomáticos que no joelho dos indivíduos do grupo controle.
Keywords: MEDICINA
JOELHO - ANATOMIA E HISTOLOGIA
SISTEMA MUSCULOSQUELÉTICO
ESPECTROSCOPIA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
LESÕES CORPORAIS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citation: MIZERKOWSKI, Mariana Damian. Avaliação comparativa do joelho de nadadores assintomáticos e indivíduos controle através da ressonância magnética. 2011. 62 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1355
Issue Date: 26-Jan-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
429400.pdfTexto Completo1.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.