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dc.creatorTompsen, Andreia Machado-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4393093362166649por
dc.contributor.advisor1Stein, Renato Tetelbom-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781124Z3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:32:46Z-
dc.date.available2010-08-06-
dc.date.issued2010-03-30-
dc.identifier.citationTOMPSEN, Andreia Machado. Validação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anos. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1348-
dc.description.resumoIntrodução: Atualmente um grande número de pesquisadores tem estudado medidas de avaliação de qualidade de vida relacionada à saúde em pediatria. Existe, porém, um déficit na disponibilização desses instrumentos em países em desenvolvimento, pois o processo de adaptação e validação dos mesmos é muitas vezes trabalhoso e exige criteriosa avaliação. A monitoração da qualidade de vida em crianças com instrumentos validados é uma área nova em pediatria e há raros estudos voltados para uma população de menores de cinco anos. O TAPQOL é um instrumento direcionado para crianças com idade até cinco anos, criado por pesquisadores na Holanda, que avalia as condições de vida desta população. Objetivo: Traduzir, adaptar culturalmente e validar o conteúdo do TAPQOL (Preschool Children Quality of Life) para avaliar qualidade de vida em crianças a partir de oito meses até os cinco anos de idade. Método: Tomando como base o instrumento de avaliação de qualidade de vida, TAPQOL, foi realizado processo de tradução e adaptação, que envolveu cinco etapas: (1) tradução; (2) retro-tradução; (3) revisão técnica e avaliação da equivalência semântica; (4) validação do conteúdo por profissionais; (5) avaliação da fidedignidade do instrumento. Resultados: Foram entrevistados 128 familiares de crianças, sendo 35 crianças abaixo de 18 meses e 93 crianças acima de 18 meses. A amostra estudada envolveu 61 crianças do sexo feminino e 67 do sexo masculino; dos familiares das crianças, 83% foram as mães que responderam o instrumento. Os valores de alpha de Crombach variaram de 0,91-0,92 para os 46 itens que foram respondidos por toda a amostra (N=128), demonstrando alta consistência interna do instrumento. Conclusões: O instrumento mostrou-se valido e confiável para avaliação da qualidade de vida em crianças menores de cinco anos, na sua versão em português, dirigida às crianças brasileiras.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:32:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425161.pdf: 426336 bytes, checksum: d9ff5672e23936c883f6a0240af61482 (MD5) Previous issue date: 2010-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/8506/425161.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Medicinapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criançapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPEDIATRIApor
dc.subjectQUALIDADE DE VIDApor
dc.subjectCRIANÇASpor
dc.subjectANÁLISE TRANSVERSALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApor
dc.titleValidação, adaptação e avaliação de um instrumento para medir qualidade de vida em crianças a partir de oito meses de idade até cinco anospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

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