Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1338
Tipo do documento: Dissertação
Título: A participação do enfermeiro na limitação de suporte de vida em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo pediátrico de dois hospitais universitários do sul do Brasil
Autor: Nilson, Cristine 
Primeiro orientador: Piva, Jefferson Pedro
Resumo: Objetivo: Avaliar condutas adotadas nas últimas 24 horas de vida de pacientes que faleceram em 2 UTIP do Brasil, observando a participação do enfermeiro no processo de limitação de suporte de vida (LSV). Métodos: Estudo transversal observacional envolvendo crianças falecidas entre abril e setembro/2008 em 2 UTIP do Brasil. Quatro pesquisadores treinados utilizaram 3 protocolos de pesquisa que avaliaram dados relacionados às intervenções nas últimas 24h de vida e a participação do enfermeiro no plano de LSV. As variáveis contínuas foram expressas através de médias e desvio padrão, as sem distribuição normal por mediana e intervalo interquartil. Para comparação utilizou-se testes t, ANOVA, testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney. Variáveis categóricas foram expressas em percentagem, comparadas pelo teste qui-quadrado. Resultados: Ocorreram 37 óbitos, sendo excluídos 3 casos (8%) com diagnóstico de morte encefálica. Em 50% dos casos (17/34) não houve manobras de RCP. Em apenas 10/17 pacientes não reanimados (58,9%) havia registro no prontuário sobre plano de LSV. Em 82,4% dos pacientes nãoreanimados houve manutenção/aumento das drogas vasoativas, em 94,1% aumento/manutenção dos parâmetros do respirador, sem diferença entre os grupos (p=1,0 e p=0,6). Observou-se que em 3/10 pacientes com plano de LSV registrado no prontuário o enfermeiro participou do processo de decisão. O plano assistencial de enfermagem nas últimas 24h de vida não sofreu modificações essenciais mesmo diante da expectativa de morte iminente. Conclusão: Estudos realizados no Brasil demonstraram que final de vida de pacientes terminais é um processo doloroso, centrado na decisão médica, sem participação da família. Este estudo observou a manutenção desta tendência, com pequena participação do enfermeiro no processo decisório de LSV.
Palavras-chave: MEDICINA
ÉTICA MÉDICA
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
UTI PEDIÁTRICA
DOENTE TERMINAL
MORTE
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Medicina
Programa: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citação: NILSON, Cristine. A participação do enfermeiro na limitação de suporte de vida em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo pediátrico de dois hospitais universitários do sul do Brasil. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1338
Data de defesa: 3-Nov-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
422674.pdfTexto Completo711,25 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.