Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1338
Document type: Dissertação
Title: A participação do enfermeiro na limitação de suporte de vida em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo pediátrico de dois hospitais universitários do sul do Brasil
Author: Nilson, Cristine 
Advisor: Piva, Jefferson Pedro
Abstract (native): Objetivo: Avaliar condutas adotadas nas últimas 24 horas de vida de pacientes que faleceram em 2 UTIP do Brasil, observando a participação do enfermeiro no processo de limitação de suporte de vida (LSV). Métodos: Estudo transversal observacional envolvendo crianças falecidas entre abril e setembro/2008 em 2 UTIP do Brasil. Quatro pesquisadores treinados utilizaram 3 protocolos de pesquisa que avaliaram dados relacionados às intervenções nas últimas 24h de vida e a participação do enfermeiro no plano de LSV. As variáveis contínuas foram expressas através de médias e desvio padrão, as sem distribuição normal por mediana e intervalo interquartil. Para comparação utilizou-se testes t, ANOVA, testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney. Variáveis categóricas foram expressas em percentagem, comparadas pelo teste qui-quadrado. Resultados: Ocorreram 37 óbitos, sendo excluídos 3 casos (8%) com diagnóstico de morte encefálica. Em 50% dos casos (17/34) não houve manobras de RCP. Em apenas 10/17 pacientes não reanimados (58,9%) havia registro no prontuário sobre plano de LSV. Em 82,4% dos pacientes nãoreanimados houve manutenção/aumento das drogas vasoativas, em 94,1% aumento/manutenção dos parâmetros do respirador, sem diferença entre os grupos (p=1,0 e p=0,6). Observou-se que em 3/10 pacientes com plano de LSV registrado no prontuário o enfermeiro participou do processo de decisão. O plano assistencial de enfermagem nas últimas 24h de vida não sofreu modificações essenciais mesmo diante da expectativa de morte iminente. Conclusão: Estudos realizados no Brasil demonstraram que final de vida de pacientes terminais é um processo doloroso, centrado na decisão médica, sem participação da família. Este estudo observou a manutenção desta tendência, com pequena participação do enfermeiro no processo decisório de LSV.
Keywords: MEDICINA
ÉTICA MÉDICA
RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR
UTI PEDIÁTRICA
DOENTE TERMINAL
MORTE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citation: NILSON, Cristine. A participação do enfermeiro na limitação de suporte de vida em pacientes internados em unidades de tratamento intensivo pediátrico de dois hospitais universitários do sul do Brasil. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1338
Issue Date: 3-Nov-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
422674.pdfTexto Completo711.25 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.