Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1324
Document type: Dissertação
Title: Função pulmonar e características fenotípicas de crianças com asma persistente em ambulatório de pneumologia pediátrica
Author: Luisi, Fernanda 
Advisor: Stein, Renato Tetelbom
Abstract (native): Introdução: A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas caracterizada pela limitação reversível ao fluxo aéreo. Alguns pacientes podem apresentar modificações estruturais nas vias aéreas, com uma perda irreversível dos índices de função pulmonar (FP). O objetivo deste estudo foi descrever as características fenotípicas e de FP de crianças com asma persistente. Métodos: Foram coletadas informações de 96 crianças (5-17 anos), através do questionário ISAAC, e realizada espirometria e teste cutâneo para aeroalergenos. Perda irreversível de FP foi definida como VEF1/CVF persistentemente < 0,85. Atopia foi caracterizada conforme o protocolo ISAAC. O índice de atopia foi utilizado para definir pacientes pouco-reatores (resposta para < 4 alérgenos) e multi-reatores (resposta para b 4 alérgenos). Resultados: Dentre as 96 crianças estudadas, 92,7% eram atópicas e 8,3% apresentaram FP persistentemente reduzida, sendo irreversível mesmo após ciclo de tratamento com corticosteróide. Entre os grupos de gravidade da doença, observou-se diferença significativa entre moderados e graves no parâmetro de VEF1 (p=0,006). Com relação à atopia, pacientes multi-reatores apresentaram índices de FP inferiores aos pouco-reatores (VEF1/CVF, p=0,032 e FEF25-75%, p=0,026). Conclusões: A maioria das crianças com asma persistente apresenta FP normal ou reversível. Cerca de 8% dos pacientes demonstraram índices de FP persistentemente reduzidos, sugerindo que este pequeno grupo já possui alterações compatíveis com remodelamento pulmonar. O índice de atopia b 4 alérgenos e gravidade da doença foram preditores para redução dos níveis de FP.
Keywords: MEDICINA
PEDIATRIA
ASMA
PNEUMOLOGIA
ESPIROMETRIA
HIPERSENSIBILIDADE RESPIRATÓRIA
TESTES DE FUNÇÃO RESPIRATÓRIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citation: LUISI, Fernanda. Função pulmonar e características fenotípicas de crianças com asma persistente em ambulatório de pneumologia pediátrica. 2009. 130 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1324
Issue Date: 24-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
411566.pdfTexto Completo796.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.