Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1310
Document type: Dissertação
Title: Análise da resposta de fator de necrose tumoral-alfa e interleucina-10 no lavado traqueobrônquico de recém-nascidos prematuros submetidos ventilação mecânica
Author: Corso, Andréa Lúcia 
Advisor: Jones, Marcus Herbert
Abstract (native): Objetivos: Analisar a resposta inflamatória pulmonar em recém-nascidos (RNs) prematuros em ventilação mecânica através da mensuração seriada do fator de necrose tumoral-&#945; (TNF-&#945;) e interleucina (IL) -10 no lavado traqueobrônquico (LTB), verificando a sua associação com fatores perinatais e com função pulmonar. Pacientes e Métodos: prematuros com idade gestacional igual ou inferior a 32 semanas, que necessitaram de ventilação mecânica nas primeiras 24 horas por insuficiência ventilatória foram selecionados para o estudo. Foram mensuradas as concentrações das interleucinas TNF-&#945; e IL-10 no LTB coletado dentro das primeiras 24 a 48 horas de intubação endotraqueal pela técnica de ELISA. Amostras subseqüentes foram colhidas nos dias 3, 5, 7, 10, 15 e 20 após intubação, naqueles RNs que permaneceram em ventilação mecânica por esse período. Os pacientes foram acompanhados no ambulatório de Pneumologia Pediátrica e foram realizados testes de função pulmonar após 40 semanas de idade corrigida. Resultados: Foram obtidas 70 amostras seqüenciais de LTB de 25 prematuros incluídos no estudo. Níveis detectáveis de TNF-&#945; foram observados em quarenta e sete amostras (67%) e de IL-10 em dezoito (26%). Não houve associação significativa dos níveis de TNF-&#945; e IL-10 com idade gestacional, peso ao nascimento, doença da membrana hialina, tempo em ventilação mecânica, duração de suplementação de oxigênio e óbito. Nas amostras coletadas no dia 2, foi encontrada uma associação significativa entre a concentração de TNF-a e IL-10 e o tempo de ruptura das membranas amnióticas (p = 0,002, r = 0,652 e p < 0,001, r = 0,57, respectivamente). Em relação ao estudo da função pulmonar, houve uma associação negativa entre a concentração de TNF-a no dia 2 e o FEF75 (p = 0,03 e r = 0,7). Conclusões: TNF-&#945; e IL-10 são detectáveis no LTB de prematuros em ventilação mecânica. Foi observada uma relação direta entre suas concentrações e o tempo de ruptura das membranas amnióticas. Houve uma correlação inversa significativa entre os níveis de TNF-&#945; e o FEF75 nos pacientes submetidos ao teste de função pulmonar.
Keywords: MEDICINA
RECÉM-NASCIDO
INFLAMAÇÃO
VENTILAÇÃO MECÂNICA (MEDICINA)
DISPLASIA BRONCOPULMONAR
FATOR DE NECROSE TUMORAL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citation: CORSO, Andréa Lúcia. Análise da resposta de fator de necrose tumoral-alfa e interleucina-10 no lavado traqueobrônquico de recém-nascidos prematuros submetidos ventilação mecânica. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1310
Issue Date: 25-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
312693-2_protected.pdfTexto Completo2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.