Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1297
Document type: Dissertação
Title: Ultra-sonografia em escala de cinza e com Doppler em cores, em pacientes pediátricos com suspeita de processo inflamatório intestinal : correlação com a colonoscopia e a histologia
Author: Epifanio, Matias 
Advisor: Baldisserotto, Matteo
Abstract (native): OBJETIVOS: Comparar os achados ultra-sonográficos em escala de cinza e com Doppler em cores, com os colonoscópicos e histológicos, em pacientes pediátricos com suspeita de processos inflamatórios intestinais. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente e consecutivamente, os prontuários de 72 pacientes, com suspeita de processo inflamatório intestinal, atendidos entre janeiro de 2000 e dezembro de 2006. Foram incluídos pacientes que realizaram o estudo ultra-sonográfico em escala de cinza e com Doppler em cores, até 30 dias antes da colonoscopia. Na ultrasonografia em escala de cinza, foi avaliada a espessura e, no Doppler, a vascularização da parede intestinal. Esses achados foram comparados com os da colonoscopia e da histologia. Foi determinada sensibilidade e a especificidade da espessura intestinal, para detectar inflamação intestinal. A correlação dos achados do Doppler com a colonoscopia/histologia foi determinada pelo coeficiente de Spearman (rs). RESULTADOS: Foram estudados 370 segmentos intestinais, através da ultrasonografia, e a correlação com colonoscopia/histologia foi realizada em 352 segmentos. A espessura intestinal, na detecção de inflamação moderada/grave, teve alta sensibilidade e especificidade, no íleo terminal e cólon direito, e alta especificidade e baixa sensibilidade, nos demais segmentos. O Doppler, na detecção de inflamação, apresentou uma correlação muito boa, no íleo terminal (rs: 0.84, p<0.001), e de regular a boa (rs: 0.28-0.68 - p <0.001), nos demais segmentos. Quando o intervalo entre os estudos foi menor do que 10 dias, houve uma melhor correlação em todos eles (rs 0.31-0.85, p< 0.001). Nove pacientes, com alterações ultra-sonográficas unicamente em intestino delgado, tinham colonoscopia normal; em três desses casos, diagnosticou-se doença de Crohn. CONCLUSÃO: No íleo terminal e no cólon direito, houve uma alta sensibilidade e especificidade da ultra-sonografia em escala de cinza na detecção de inflamação intestinal, assim como também uma correlação muito boa entre o Doppler e os achados colonoscópicos e histológicos.
Keywords: MEDICINA
INTESTINO - DOENÇAS
ULTRASONOGRAFIA
INFLAMAÇÃO
COLONOSCOPIA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-Graduação em Medicina/Pediatria e Saúde da Criança
Citation: EPIFANIO, Matias. Ultra-sonografia em escala de cinza e com Doppler em cores, em pacientes pediátricos com suspeita de processo inflamatório intestinal : correlação com a colonoscopia e a histologia. 2008. 73 f. Dissertação (Mestrado em Pediatria e Saúde da Criança) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1297
Issue Date: 21-Jan-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Saúde da Criança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
398803.pdfTexto Completo2.77 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.