Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1287
Tipo do documento: Tese
Título: Análise da vasculatura de linfonodos submandibulares em diferentes tempos do processo cicatricial de ferida cirúrgica em língua de ratos
Autor: Schneider, Tissiana Rachel Rossi 
Primeiro orientador: Souza, Maria Antonieta Lopes de
Resumo: Este estudo avaliou a vasculatura dos linfonodos submandibulares em diferentes tempos cicatriciais de ferida cirúrgica produzida em ventre de língua de ratos Wistar machos. Através da microscopia eletrônica de varredura (MEV), foram avaliados 123 linfonodos pela técnica de moldagem vascular, e em microscopia de luz, foram avaliados 232 linfonodos através de cortes histológicos corados com HE, nos tempos 2, 3, 7, 10, 14 e 21 dias pós-operatórios. Analisando os cortes histológicos, verificou-se que o interior dos nódulos foliculares apresentou uma quantidade pequena de vasos sanguíneos, ficando estes concentrados na porção basal desses nódulos. Quando os grupos experimentais foram comparados entre si, constatou-se maior quantidade de vasos sanguíneos aos 21 dias pós-operatórios, não diferindo significativamente dos tempos de 2, 7 e 14 dias. Quando os grupos experimentais foram comparados aos controles, constatou-se diferença significativa aos 2, 3, 14 e 21 dias pós-operatórios em relação ao número médio de vasos sanguíneos. Durante a análise dos modelos vasculares através da MEV, mensurouse a área dos nódulos foliculares e os diâmetros dos capilares que circundam esses nódulos. Observou-se um aumento significativo no diâmetro dos capilares a partir do segundo dia, que persistiu até o décimo dia pós-operatório. A área dos nódulos foliculares aumentou significativamente somente a partir do terceiro dia e esse aumento persistiu até o décimo-quarto dia pós-operatório. A angiogênese por intussuscepção foi vista em todos os grupos avaliados, no entanto, em maior quantidade no segundo e terceiro dia pós-operatório (83,33% e 80% respectivamente). Observou-se, no presente estudo, que o aumento do diâmetro dos capilares ocorreu anteriormente ao aumento da área dos nódulos foliculares, e que a quantidade de vasos sanguíneos foi semelhante na porção basal dos nódulos foliculares e na região periférica ao córtex profundo.
Palavras-chave: ESTOMATOLOGIA CLÍNICA
CICATRIZAÇÃO (ODONTOLOGIA)
LÍNGUA (ODONTOLOGIA)
MICROSCOPIA ELETRÔNICA
LINFONODOS
INFLAMAÇÃO
VASOS SANGÜÍNEOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: SCHNEIDER, Tissiana Rachel Rossi. Análise da vasculatura de linfonodos submandibulares em diferentes tempos do processo cicatricial de ferida cirúrgica em língua de ratos. 2007. 125 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1287
Data de defesa: 4-Jul-2007
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
393358.pdfTexto Completo4,78 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.