Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1283
Tipo do documento: Tese
Título: Modelo experimental para análise in vitro da condutibilidade de dentes submetidos a variações de temperatura
Autor: Smidt, Ricardo 
Primeiro orientador: Sant ana Filho, Manoel
Resumo: A crioterapia com nitrogênio líquido tem sido terapeuticamente utilizada em diferentes tipos de tecidos. Entretanto, ainda não há registros na literatura referentes à sua utilização em canais radiculares. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um modelo experimental in vitro para conhecer o comportamento dos tecidos dentários na condução de temperatura com aplicação de nitrogênio líquido intracanal e estabelecer um protocolo para a sua aplicação. Termopares fixos à superfície externa radicular nas regiões apical, média, cervical e no interior do canal foram utilizados como sensores para medidas das variações de temperaturas em um dente mantido em banho de calibração térmica. O agente crioterápico utilizado foi nitrogênio líquido em sistema aberto na forma de spray intracanal na região apical. Os sinais foram digitalizados e analisados em um software. Foram realizados 13 testes com 15 segundos de aplicação divididos em 3 grupos conforme temperatura ambiente: 20ºC, 25 ºC e 27 ºC. As médias de temperatura obtidas foram: intracanal, região apical -45,23°C, superfície externa radicula r, região apical -19,77°C, região média -17,46°C e região cervical 4,15°C. Concluiu-se que o modelo experimental permite conhecer a condutividade das estruturas dentárias quando aplicado um agente crioterápico no interior do canal radicular. Também se verificou que a aplicação de nitrogênio líquido por 15 segundos no modelo proposto atinge temperaturas capazes de causar morte celular em estruturas de sustentação dentária localizadas próximas ao ápice radicular
Palavras-chave: FARMACOLOGIA E TERAPÊUTICA - ODONTOLOGIA
CRIOTERAPIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: SMIDT, Ricardo. Modelo experimental para análise in vitro da condutibilidade de dentes submetidos a variações de temperatura. 2006. 77 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1283
Data de defesa: 15-Dez-2006
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
386674.pdfTexto Completo1,91 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.