Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1134
Document type: Tese
Title: Efeito do Agregado Trióxido Mineral intracanal em um modelo de reimplante tardio em dentes de ratos : análise histológica e imunoistoquímica
Author: Vogt, Beatriz Farias 
Advisor: Campos, Maria Martha
Abstract (native): O reimplante é o tratamento de escolha da avulsão dentária. Deve ser realizado imediatamente, a fim de evitar que ocorra necrose pulpar e do ligamento periodontal e, consequentemente, o desenvolvimento de reabsorção radicular. Porém, quando a reabsorção estiver instalada, a terapia com hidróxido de cálcio deve ser iniciada tão logo quanto possível. Pelo fato deste material ainda apresentar alguns inconvenientes, como a necessidade de trocas frequentes e o aumento da fragilidade da estrutura dentária quando utilizado por longos períodos, outros materiais estão sendo utilizados como substitutos do hidróxido de cálcio. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de, através de uma revisão da literatura, conhecer a aplicabilidade do agregado trióxido mineral no tratamento de dentes traumatizados. Além disso, também foi realizado um estudo experimental para avaliar o efeito do MTA Branco (WMTA) (Angelus, Londrina, Brasil) e do MTA Fillapex (Angelus, Londrina Brasil) como medicação intracanal na prevenção da reabsorção radicular, em dentes de ratos, reimplantados tardiamente. Neste estudo foram utilizados 48 ratos machos (Wistar) que tiveram o incisivo central superior direito extraído e mantido em meio seco por 30 minutos. Os animais foram divididos em quatro grupos: 1 WMTA; 2 MTA Fillapex; 3 Hidróxido de cálcio; 4 Controle negativo. Após a remoção química do ligamento periodontal, os canais radiculares foram secos, preenchidos com o material correspondente a cada grupo e reimplantados. Após 10 e 60 dias, as peças operatórias foram submetidas ao processamento para realização de cortes histológicos no sentido longitudinal. As lâminas foram coradas com HE para análise histológica qualitativa e quantitativa. Os resultados foram analisados estatisticamente por meio de análise de variância (ANOVA), seguida pelo Teste de Tukey, com nível de significância de 5%. A avaliação qualitativa demonstrou que os grupos do WMTA e MTA Fillapex apresentaram áreas de reabsorção inflamatória, reabsorção por substituição e anquilose alvéolo-dentária, similares às observadas no grupo do hidróxido de cálcio, nos dois períodos avaliados. Um processo inflamatório maior foi observado nos grupos WMTA e MTA Fillapex. Na análise quantitativa, a avaliação do processo inflamatório mostrou diferença significativa entre o grupo do hidróxido de cálcio e o grupo controle, aos 10 dias (p<0.05). Aos 60 dias, áreas de anquilose alvéolodentária foram significativamente maiores no grupo MTA Fillapex quando comparado ao grupo controle (p<0.05). Os resultados mostraram que nenhum dos materiais avaliados foi capaz de prevenir completamente o desenvolvimento da reabsorção radicular, apesar de ambos os materiais à base de MTA terem apresentado resultados comparáveis aos do hidróxido de cálcio. Sendo assim, os cimentos de MTA podem apresentar algumas vantagens; porém, as consequências dos seus efeitos pro-inflamatórios devem ser mais bem investigadas.
Keywords: ODONTOLOGIA
REIMPLANTE DENTÁRIO
AVULSÃO DENTÁRIA
IMUNOISTOQUÍMICA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: VOGT, Beatriz Farias. Efeito do Agregado Trióxido Mineral intracanal em um modelo de reimplante tardio em dentes de ratos : análise histológica e imunoistoquímica. 2011. 91 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1134
Issue Date: 22-Jul-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
433436.pdfTexto Completo11.62 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.