Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1125
Tipo do documento: Dissertação
Título: Influência das técnicas de selamento dentinário imediato na deflexão de cúspides, carga de fratura e microinfiltração de dentes restaurados com inlays em resina composta
Autor: Oliveira, Leandro Galvan de 
Primeiro orientador: Spohr, Ana Maria
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar, in vitro, a influência de duas técnicas de selamento dentinário imediato (SDI) na deflexão de cúspides, carga de fratura e tipos de fratura de pré-molares restaurados com inlays em resina composta. Quarenta e oito primeiros pré-molares foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n=12): G1 (controle) - hígidos; G2 sem SDI; G3 técnica do SDI com Clearfil SE Bond; G4 - técnica do SDI com Clearfil SE Bond e resina de baixa viscosidade Protect Liner F. Os dentes dos grupos 2, 3 e 4 receberam preparos mésio-ocluso-distal. Os preparos foram moldados com silicone por adição, seguido de provisório e armazenamento em água a 37º C por 7 dias. Os moldes foram vazados com gesso tipo IV e confeccionados inlays em resina composta Filtek Z250. As restaurações foram cimentadas nos preparos com ED Primer A e B e cimento resinoso Panavia F. Após armazenagem em água destilada a 37º C por 24 horas, carga de 200 N foi aplicada na região oclusal com uma esfera de 8 mm de diâmetro acoplada na máquina de ensaio universal EMIC DL 2000, sendo medida a deflexão de cúspides com um micrômetro digital. Em seguida, os corpos de prova foram submetidos ao ensaio de compressão até a fratura na máquina de ensaio universal. As médias de deflexão de cúspides (&#956;m) e carga de fratura (N) seguida de mesma letra não têm diferença estatística de acordo com ANOVA e teste de Tukey (p<0.05). Deflexão de cúspide: G1=3,1 (±1.5)a, G2=10,3 (±4.6)b, G3=5,5 (±1.80)ac, G4=7,7 (±5.1)bc. Carga de fratura: G1=1974 (±708)a, G2=1162 (±474)b, G3=700 (±280)b, G4=810 (±343)b. A maioria das fraturas ocorridas nos grupos experimentais permite a recuperação da estrutura dental. A técnica do SDI com Clearfil SE Bond proporcionou deflexão de cúspides comparável ao dente hígido. A aplicação da resina de baixa viscosidade Protect Liner F sobre o Clearfil SE Bond não contribuiu para a redução da deflexão de cúspides. As técnicas de SDI não foram capazes de restituir a resistência do dente hígido.
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
MATERIAIS DENTÁRIOS
DENTINA
DENTES - ESMALTE
ADESIVOS DENTÁRIOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1125
Data de defesa: 30-Mar-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
432037.pdfTexto Completo391,95 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.