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Tipo do documento: Tese
Título: Leitura de palavras e pseudopalavras em português brasileiro por pessoas adultas jovens e idosas
Autor: Pacheco, Letícia Priscila 
Primeiro orientador: Hübner, Lilian Cristine
Primeiro coorientador: Wilson, Maximiliano A.
Resumo: O estudo da leitura em uma abordagem cognitiva com foco na teoria de dupla rota de leitura tem muito ainda a contribuir para a ciência da leitura e para uma maior compreensão da cognição humana. Pesquisas com foco em leitura de palavras e pseudopalavras em voz alta têm mapeado habilidades subjacentes à leitura em diversas populações. Neste sentido, esta tese pretende contribuir com dados sobre tais habilidades na língua portuguesa brasileira, com evidências de pessoas adultas jovens e idosas típicas. A presente tese é composta por uma introdução teórica seguida de três estudos. O Estudo 1 apresenta estudos de palavras e de pseudopalavras desenvolvidos com tarefas em português brasileiro (PB) e descreve a construção de uma tarefa de leitura com a manipulação de critérios psicolinguísticos. O Estudo 2 investiga o impacto da frequência e da consistência das palavras na habilidade de leitura de palavras e pseudopalavras em adultos jovens e idosos no PB. 30 pessoas adultas jovens e 30 pessoas adultas idosas, pareados por gênero, escolaridade e status socioeconômico, participaram deste estudo. A tarefa de leitura de palavras e pseudopalavras utilizada foi organizada em quatro grupos de palavras que variavam em frequência e consistência. Uma análise de efeitos mistos nos tempos de resposta (TRs) revelou um efeito significativo da faixa etária e da lexicalidade, com adultos mais velhos apresentando TRs mais longos e palavras sendo lidas mais rapidamente do que pseudopalavras. Observamos um efeito significativo nos TRs da interação tripla (faixa etária x frequência x consistência), com adultos mais velhos apresentando uma diferença maior nas latências para palavras de alta e baixa frequência. A análise da acurácia mostrou o efeito da faixa etária, com os adultos jovens sendo mais precisos. O estudo identificou padrões relacionados à lexicalidade e à precisão e velocidade de resposta para a leitura de palavras e de pseudopalavras entre os participantes, sendo que os adultos jovens são mais precisos e mais rápidos do que os adultos idosos. O Estudo 3 investiga o impacto dos hábitos de leitura e escrita ao longo da vida (HLE) na leitura de palavras e pseudopalavras no PB. Participaram desta etapa 70 pessoas adultas, variando entre 18 e 85 anos, com escolaridade, status socioeconômico (SES) e hábitos de leitura e escrita variados. Modelos de regressão linear e binomial hierárquicos foram utilizados para identificar variáveis sociodemográficas que têm maior influência na leitura de palavras, examinando idade, SES, escolaridade e HLE como preditores e acurácia e tempos de latência como variáveis dependentes. Constatou-se que idade, SES, escolaridade e HLE impactam nas variações de latências na acurácia na leitura de palavras e pseudopalavras em PB. A educação tem um efeito mais significativo nas latências do que os HLE. O estudo propõe que tanto a educação formal quanto os HLE, influenciam no desempenho na leitura de palavras e pseudopalavras. Esta tese contribui com reflexões teóricas e dados empíricos sobre a leitura de palavras e pseudopalavras por pessoas adultas e idosas em LP, colocando em evidência a relevância de aspectos psicolinguísticos na construção e análise de tarefas de leitura e de fatores sociodemográficos, com ênfase na idade, na escolaridade e nos HLE.
Abstract: The study of reading in a cognitive approach with a focus on the dual route theory of reading has much to contribute to the science of reading and to a greater understanding of human cognition. Research focusing on reading words and pseudo-words aloud has mapped the skills underlying reading in various populations. In this sense, this thesis aims to contribute data on these skills in the Brazilian Portuguese language, with evidence from typical young adult and elderly people. This thesis consists of a theoretical introduction followed by three studies. Study 1 presents word and pseudoword studies developed with tasks in Brazilian Portuguese (BP) and describes the construction of a reading task with the manipulation of psycholinguistic criteria. Study 2 investigates the impact of word frequency and consistency on the reading ability of words and pseudowords in young and elderly adults in BP. 30 young adults and 30 older adults, matched for gender, education and socioeconomic status, participated in this study. The word and pseudoword reading task used was organized into four groups of words that varied in frequency and consistency. A mixed-effects analysis of response times (RTs) revealed a significant effect of age group and lexicality, with older adults showing longer RTs and words being read more quickly than pseudowords. We observed a significant effect on TRs of the triple interaction (age group x frequency x consistency), with older adults showing a greater difference in latencies for high and low frequency words. The analysis of accuracy showed the effect of age group, with young adults being more accurate. The study identified patterns related to lexicality and the accuracy and speed of response for reading words and pseudowords among the participants, with young adults being more accurate and faster than older adults. Study 3 investigates the impact of lifelong reading and writing habits (HLE) on the reading of words and pseudowords in BP. Seventy adults, aged between 18 and 85, with varying levels of education, socioeconomic status (SES) and reading and writing habits took part in this stage. Hierarchical linear and binomial regression models were used to identify sociodemographic variables that have the greatest influence on word reading, examining age, SES, schooling and HLE as predictors and accuracy and latency times as dependent variables. It was found that age, SES, schooling and HLE have an impact on latency variations in the accuracy of reading words and pseudowords in BP. Education has a more significant effect on latencies than HLE. The study proposes that both formal education and HLE influence word and pseudoword Reading performance. This thesis contributes theoretical reflections and empirical data on the reading of words and pseudowords by adults and elderly people in LP, highlighting the relevance of psycholinguistic aspects in the construction and analysis of reading tasks and sociodemographic factors, with an emphasis on age, education and HLE.
Palavras-chave: Leitura de Palavras
Envelhecimento
Critérios Psicolinguísticos
Escolaridade
Hábitos de Leitura e Escrita
Word Reading
Aging
Psycholinguistic Criteria
Education
Reading Habits
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 48 meses
Data para liberar texto completo: 08/04/2028
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11135
Data de defesa: 19-Jan-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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