Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11128
Tipo do documento: Dissertação
Título: Histórias jogáveis : as representações sobre a expansão colonial e o papel do Brasil nos jogos de tabuleiro
Autor: Silva, Tobias Droste 
Primeiro orientador: Martins, Luis Carlos dos Passos
Resumo: Os jogos analógicos cada vez mais abordam temáticas históricas nas suas narrativas. A chegada dos Hobby Games ao Brasil, a partir da década de 1980 com os RPGs e, em 2010, com o surgimento de editoras nacionais com foco em publicações de Eurogames, reforça a prática de jogar com a história. A presente pesquisa teve como objetivo analisar como os Hobby Games representam a colonização portuguesa e o papel do Brasil, por meio de suas ilustrações, textos e regras em três jogos específicos: Age of Empires III: Age of Discovery, Navegador e Tragédia de Tracunhaém. Com o intuito de demonstrar de que forma as representações estão sendo construídas a partir do lúdico, utilizamos a Análise de Discurso para evidenciar os sujeitos do discurso e a sua relação com as mecânicas do jogo. Com isso, foi possível identificar qual história está sendo contada, como, por quem e para quem
Abstract: Analog games increasingly address historical themes in their narratives. The arrival of Hobby Games in Brazil, starting in the 1980s with RPGs and in 2010, with the emergence of national publishers focusing On the publishing of Eurogames, has reinforced the practice of playing with history. This research aimed to analyze how Hobby Games represent the Portuguese colonization and the role of Brazil through their illustrations, texts and rules in three specific games: Age of Empires III: Age of Discovery, Navegador and Tragédia de Tracunhaém. In order to demonstrate how representations are being constructed from the ludic, we used Discourse Analysis to highlight the subjects of the discourse and their relationship with the game mechanics. This made it possible to identify which history was being told, how, by whom and to whom
Palavras-chave: Hobby Games
Colonização
Representação
Análise de Discurso
História Cultural
Hobby Games
Colonization
Representation
Discourse Analysis
Cultural History
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11128
Data de defesa: 15-Jan-2024
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TOBIAS_ DROSTE_ SILVA_DIS.pdfTOBIAS_DROSTE_SILVA_DIS2,48 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.