Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1112
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da aplicação de uma solução ácida experimental na resistência de união de sistemas adesivos
Autor: Melara, Rafael
Primeiro orientador: Burnett Junior, Luiz Henrique
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar, in vitro, a resistência de união dos sistemas adesivos Adper Scotchbond SE (3M/ESPE) e Adper Scotchbond Multi-Uso (3M/ESPE) à superfície dentinária tratada ou não com uma solução ácida experimental. A superfície oclusal de vinte terceiros molares humanos hígidos foi removida para a obtenção de uma área plana de dentina. Os dentes foram divididos em 4 grupos, de acordo com o tipo de sistema adesivo usado e aplicação ou não da solução experimental. Nos grupos Adper Scotchbond SE Controle e Adper Scotchbond Multi-Uso Controle, o sistema adesivo foi aplicado de acordo com as instruções do fabricante. No grupo Adper Scotchbond SE Experimental foi aplicada a solução experimental previamente ao sistema adesivo, e no grupo Adper Scotchbond Multi-Uso Experimental, o condicionamento com ácido fosfórico a 37% foi substituído pela aplicação da solução experimental. Após a aplicação do sistema adesivo, um bloco de resina composta (Z350 - 3M/ESPE), com aproximadamente 6 mm de altura, foi confeccionado, sendo os dentes armazenados em água destilada por 24 h em uma estufa de cultura a 37°C. Decorrido este período, os dentes foram seccionados nos sentido x e y a fim de obter palitos com área adesiva de aproximadamente 1,0 mm2. Dezesseis palitos por grupo foram submetidos ao teste de microtração em uma máquina de ensaios (EMIC DL-2000), a uma velocidade de 0,5 mm/min. Após o teste de microtração, os palitos foram avaliados em microscopia eletrônica de varredura, para estabelecimento do padrão predominante de falha, por meio de fractografia. De acordo com a análise de variância segundo duas vias não houve diferença estatisticamente significativa nos valores de resistência de união entre os quatro grupos, para os fatores adesivos e tratamentos de superfície. O tipo de falha predominante observado em MEV foi coesiva em adesivo, seguido de coesiva em camada híbrida. A análise em MEV mostrou que a solução experimental foi capaz de remover a smear layer expondo túbulos dentinários. Com base nos resultados encontrados é possível concluir que o uso da solução experimental contendo um inibidor de metaloproteinases, em associação aos sistemas adesivos estudados, foi capaz de promover valores de resistência de união 3 semelhantes à técnica de aplicação recomendada pelos fabricantes; e que essa solução ácida experimental foi capaz de obter um padrão de condicionamento de superfície dentinária semelhante ao obtido com o ácido fosfórico a 37%.
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
MATERIAIS DENTÁRIOS
ADESIVOS DENTÁRIOS
DENTÍSTICA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::CLINICA ODONTOLOGICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: MELARA, Rafael. Avaliação da aplicação de uma solução ácida experimental na resistência de união de sistemas adesivos. 2011. 18 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1112
Data de defesa: 21-Jan-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430098.pdfTexto Parcial126,51 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.