Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1104
Document type: Tese
Title: Avaliação do desenvolvimento radicular em resposta às proteínas derivadas da matriz do esmalte e à resolvina E1 : estudo experimental em dentes de ratos com rizogênese incompleta e necrose pulpar = Assessment of root formation in response to enamel matrix derivative and to resolvin E1 : an experimental study in rat immature necrotic teeth
Author: Scarparo, Roberta Kochenborger 
Advisor: Batista Júnior, Eraldo Luiz
Abstract (native): Os objetivos deste estudo foram: (a) desenvolver um modelo experimental para testar estratégias de tratamento em dentes não-vitais com rizogênese incompleta, utilizando os primeiros molares inferiores de ratos; (b) avaliar, nesse contexto, o efeito da aplicação intracanal de proteínas de matriz do esmalte (EMD) e da Resolvina E1 (RVE1). Inicialmente, o método a ser utilizado para interrupção da rizogênese foi testado, comparando-se dentes hígidos e dentes que sofreram pulpectomia em estágio inicial da formação das raízes (4 semanas de idade). As avaliações radiográfica e histológica comprovaram o desenvolvimento de alterações periapicais e a interrupção da rizogênese após pulpectomia, além de permitirem a adequação de períodos apropriados para testar estratégias (3 semanas após pulpectomia) e avaliar seus resultados (3 e 6 semanas póstratamento). Em outro grupo de animais, após interrupção da rizogênese os canais foram irrigados com hipoclorito de sódio e solução salina e foram testadas medicações intracanal com pasta poliantibiótica, EMD ou RvE1. Para o grupo controle, os dentes foram mantidos sem tratamento e expostos ao meio oral. Os objetivos deste estudo foram: (a) desenvolver um modelo experimental para testar estratégias de tratamento em dentes não-vitais com rizogênese incompleta, utilizando os primeiros molares inferiores de ratos; (b) avaliar, nesse contexto, o efeito da aplicação intracanal de proteínas de matriz do esmalte (EMD) e da Resolvina E1 (RVE1). Inicialmente, o método a ser utilizado para interrupção da rizogênese foi testado, comparando-se dentes hígidos e dentes que sofreram pulpectomia em estágio inicial da formação das raízes (4 semanas de idade). As avaliações radiográfica e histológica comprovaram o desenvolvimento de alterações periapicais e a interrupção da rizogênese após pulpectomia, além de permitirem a adequação de períodos apropriados para testar estratégias (3 semanas após pulpectomia) e avaliar seus resultados (3 e 6 semanas póstratamento). Em outro grupo de animais, após interrupção da rizogênese os canais foram irrigados com hipoclorito de sódio e solução salina e foram testadas medicações intracanal com pasta poliantibiótica, EMD ou RvE1. Para o grupo controle, os dentes foram mantidos sem tratamento e expostos ao meio oral.
Keywords: ODONTOLOGIA
ENDODONTIA
INFLAMAÇÃO
DENTES - ESMALTE
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: SCARPARO, Roberta Kochenborger. Avaliação do desenvolvimento radicular em resposta às proteínas derivadas da matriz do esmalte e à resolvina E1 : estudo experimental em dentes de ratos com rizogênese incompleta e necrose pulpar = Assessment of root formation in response to enamel matrix derivative and to resolvin E1 : an experimental study in rat immature necrotic teeth. 2011. 93 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1104
Issue Date: 2-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
430096.pdfTexto Completo1.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.