Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1096
Document type: Dissertação
Title: Avaliação histológica na interface óssea após a colocação de miniplacas e parafusos com diferentes composições metálicas : estudo in vivo
Author: Avelar, Rafael Linard
Advisor: Oliveira, Rogério Belle de
Abstract (native): OBJETIVO: Avaliar as alterações histológicas ósseas superficiais após a inserção de miniplacas e parafusos com diferentes composições metálicas. MATERIAL E METODOS: Dezoito ratos, da linhagem Wistar, foram utilizados. Uma miniplaca e dois parafusos foram inseridos na superfície externa do fêmur direito de cada animal. Todos os parafusos foram de 5,0 mm de comprimento e foram inseridos até as pontas serem projetadas pelo lado endosteal. Os animais foram divididos em três grupos com seis animais cada. Nos primeiros seis animais foram colocados uma placa e dois parafusos de titânio, em outros seis animais foram colocados uma placa de titânio e dois parafusos de aço inoxidável, e nos animais restantes foram colocados placa e parafuso revestido com Diamond-Like Carbon (DLC). Após 30 dias da realização do procedimento cirúrgico, as miniplacas e os parafusos foram retirados e foram feitas avaliações histológicas na interface placa parafuso no defeito ósseo, em uma extensão de 0,5 cm2. RESULTADOS: Na avaliação histológica observou-se um maior processo inflamatório no grupo com diferentes composições metálicas (Grupo titânio-aço)(p=0,204), como também uma maior presença de lacunas de Howship que indicam uma possível osteólise em decorrência de um ínicio de corrosão galvânica entre o titânio e o aço inoxidável (p=0.002). CONCLUSÕES: Os resultados deste estudo indicam que, quando usamos diferentes materiais com diferentes composições metálicas, os componentes de implantes de aço inoxidável quando em associação com o titânio têm uma maior suscetibilidade à provocar osteólise do que quando se utilizam os mesmos componentes como materiais de fixação.
Keywords: ODONTOLOGIA
CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
TECIDO ÓSSEO
FIXAÇÃO RÍGIDA (ODONTOLOGIA)
CORROSÃO
MATERIAIS DENTÁRIOS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: AVELAR, Rafael Linard. Avaliação histológica na interface óssea após a colocação de miniplacas e parafusos com diferentes composições metálicas : estudo in vivo. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1096
Issue Date: 15-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
428173.pdfTexto Completo3.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.