Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10887
Tipo do documento: Tese
Título: O nó da nossa solidão : uma análise sobre suicídio no Brasil
Autor: Aguiar, Laurem Janine Pereira de 
Primeiro orientador: Bellini, Maria Isabel Barros
Resumo: Esta tese investiga o fenômeno do suicídio e sua relação com a formação econômico-social no Brasil, a partir do ano de 1979 – período em que os dados sobre o suicídio estão disponíveis na plataforma do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Procuramos identificar quais as particularidades da formação brasileira que incidem sobre os processos de vida e morte. Atentamos assim para um país que trilha uma história de democracias restritas, de imensas desigualdades, de um desenvolvimento de tipo conservador e de importante dependência externa. Analisamos como o capitalismo se desenvolve no Brasil e chegamos até os dias atuais – num capitalismo de tipo neoliberal – onde tecemos alguns apontamentos sobre a história do neoliberalismo, sobre as disputas que passam do campo político/econômico/social para a disputa da subjetividade e construção de uma nova forma de sociabilidade. Constatamos então, que o neoliberalismo tende a acentuar o número de suicídios por duas vias: 1) através da precarização das condições de trabalho e de não trabalho, piorando as condições materiais de vida da classe trabalhadora 2) pela imposição de uma visão de mundo que deposita no sujeito, no indivíduo, todas as responsabilidades pelo sucesso ou insucesso em sua vida – quando identificamos que as políticas neoliberais são voltadas justamente para gerar a miséria de muitos e a “felicidade” de poucos. Constatada a necessidade de construir alternativas de enfrentamento ao fenômeno, procuramos mapear todas as legislações (nacionais e estaduais), disponíveis online, que tratam da temática. Analisando com mais afinco as leis que propõem ações diretamente voltadas ao enfrentamento do suicídio, procurando compreender o que se apresenta a partir das categorias: prevenção, assistência, pós-venção e vigilância – e se nestas políticas, estão contempladas ações que vão para além da intervenção com e/no indivíduo, mas que considere a necessidade de uma vida digna. Para isso, utilizamos a análise de conteúdo para descrever, interpretar e elaborar novas sínteses com vistas a contribuir com estratégias de enfrentamento do fenômeno, compreendendo que: numa sociedade que se conforma com doenças e mortes evitáveis, o suicídio torna-se inerente e até mesmo desejável para o processo de descartabilidade do “excedente” – daqueles que “fracassaram” em viver ou tornar a “vida acreditável”.
Abstract: Esta tesis investiga el fenómeno del suicidio y su relación con la formación económica y social en Brasil, del año 1979 – período en que los datos sobre el suicidio están disponibles en la plataforma del Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Buscamos identificar cuáles son las particularidades de la construcción brasileña que afectan los procesos de vida y muerte. Estamos, entonces, ante un país que tiene un historial de democracias restringidas, inmensas desigualdades, desarrollo conservador y una importante dependencia externa. Analizamos cómo se desarrolla el capitalismo en Brasil y llegamos a la actualidad – en un capitalismo de tipo neoliberal – donde hacemos algunos apuntes sobre la historia del neoliberalismo, sobre las disputas que pasan del campo político/económico/social a la disputa de la subjetividad y construcción de una nueva forma de sociabilidad. Por tanto, consideramos que el neoliberalismo tiende a incrementar el número de suicidios por dos vías: 1) a través de la precariedad de las condiciones laborales y no laborales, empeorando las condiciones materiales de vida de la clase trabajadora 2) por la imposición de una cosmovisión que pone en el sujeto, en el individuo, todas las responsabilidades del éxito o fracaso de su vida – cuando identificamos que las políticas neoliberales están dirigidas precisamente a generar la miseria de muchos y la “felicidad ” de unos pocos. Habiendo verificado la pertinencia de construir alternativas para enfrentar el fenómeno, tratamos de mapear toda la legislación (nacional y estatal), disponible en línea, que trata el tema. Analizando más de cerca las leyes que proponen acciones dirigidas directamente al enfrentamiento del suicidio, tratando de comprender lo que se presenta a partir de las categorías: prevención, asistencia, post-vención y vigilancia – y si estas políticas contemplan acciones que van más allá de la intervención con y/en el individuo, sino que consideran la necesidad de una vida digna. Para ello, utilizamos el análisis de contenido para describir, interpretar y elaborar nuevas síntesis con miras a contribuir a las estrategias de enfrentamiento del fenómeno, entendiendo que: en una sociedad que se conforma con enfermedades y muertes prevenibles, el suicidio se vuelve inherente e incluso deseable para el proceso de descartabilidad del “excedente” – de aquellos que “fracasaron” en vivir o hacer “creíble la vida”.
Palavras-chave: Suicídio
Formação Econômico-Social
Brasil
Suicidio
Formación Económica y Social
Brasil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10887
Data de defesa: 30-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Laurem Janine Pereira de Aguiar.pdfLAUREM_JANINE_PEREIRA_DE_AGUIAR_TES2,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.