Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10877
Tipo do documento: Tese
Título: Arte e luta de classes : o Slam e as batalhas de resistência da periferia
Autor: Santos, Franciele Machado dos 
Primeiro orientador: Prates, Jane Cruz
Resumo: Na presente tese busquei analisar o Slam com o objetivo de compreender de que modo uma expressão artística de caráter dito periférico poderia potencializar processos de resistência ao modo de produção capitalista na cidade de Porto Alegre, no intuito de compreender como o processo de produzir artisticamente, a partir da experiência concreta, tem potencial para promover o desenvolvimento de seres humanos mais éticos. Para isso, busquei evidenciar as mediações que os/as poetas slammers estabelecem na sua prática poética Slam entre as experiências singulares vivenciadas por eles(as) e os processos sociais universais. Inscrita na área de conhecimento do Serviço Social sob a linha de pesquisa “Serviço Social, trabalho e processos sociais” a pesquisa, que culminou na presente tese, teve ênfase no caráter qualitativo. Contudo, para chegar até os dados qualitativos, percorri um longo caminho de conhecimento do objeto através da quantificação e organização das informações. Além disso, a pesquisa poderia ser classificada como do tipo bibliográfica. Haja vista que realizei leitura e análise dos resumos das produções acadêmicas encontradas durante o levantamento da produção teórica acerca do objeto estudado. Este levantamento foi realizado no repositório de teses e dissertações da CAPES. O método que orientou o estudo foi o materialismo histórico e dialético que possui as seguintes categorias centrais: totalidade, historicidade, contradição e mediação. Realizei o mapeamento dos Slams existentes em Porto Alegre por meio da internet, através das seguintes plataformas digitais: YouTube, Instagram e Facebook. Os vídeos-registro das declamações poéticas individuais disponíveis na plataforma YouTube serviram tanto como fonte para a transcrição das poesias que, posteriormente, foram analisadas, quanto para o desenvolvimento da análise icônica. Para construção desta tese dispus da observação participante, registrada em diário de campo. Além disso, realizei um grupo focal com o Slam das Minas/RS. A partir da trajetória de pesquisa e dos dados coletados e analisados cheguei a seguinte tese: O Slam consiste em um espaço percebido que mediatiza, a aproximação e/ou o rechaço entre representações sociais que são utilizadas para explicar determinados fenômenos sociais e as formas como as pessoas conseguem simbolizar e atribuir significados as suas experiências cotidianas. Nesse processo, as mediações estabelecidas pelo(as) poetas slammers em suas poesias contribui para a elaboração de novas sínteses, produzindo consciência crítica. A produção da consciência crítica é trabalhada a partir da experiência sensível, mediatizada pelo mundo das palavras, da fala e do corpo no espaço do Slam. Nesta direção, reside a potencialidade do Slam de fomentar a reflexão ética haja vista que por intermédio de poesias autorais que contam a história de vida das pessoas, em sua maioria, jovens, não brancas e periféricas, os/as poetas articulam processos sociais que lhes permitem desenvolver um conhecimento historicizado da realidade que vivem. Contudo, o Slam, enquanto uma expressão artística própria da sociedade capitalista contemporânea, também se forja como uma expressão contraditória que por vezes reproduz níveis de alienação em suas produções poéticas. Nesse sentido, a produção de consciência crítica e reprodução da alienação são processos que coexistem nas expressões poéticas dos/as poetas slammers. O Slam contribui para o fortalecimento dos processos de resistência ao modo de produção capitalista quando opera como um facilitador do compartilhamento de experiências que revelam desigualdades, recusa ao silenciamento e perspectiva crítica. Assim como, expressam conformismo e reprodução da alienação. Entretanto, é uma expressão de resistência que pode ser aprofundada tanto em termos de ações práticas quanto em termos das reflexões teóricas acerca das práticas.
Abstract: En esta tesis, busqué analizar Slam con el objetivo de comprender cómo una expresión artística de un carácter llamado periférico podría potenciar procesos de resistencia al modo de producción capitalista en la ciudad de Porto Alegre, para comprender cómo el proceso de producir artísticamente, a partir de la experiencia concreta, tiene el potencial de promover el desarrollo de seres humanos más éticos. Para ello, busqué resaltar las mediaciones que los poetas slammers establecen en su práctica poética Slam entre las experiencias únicas vividas por ellos y los procesos sociales universales. Inscrita en el área de conocimiento del Trabajo Social bajo la línea de investigación “Trabajo Social, trabajo y procesos sociales”, la investigación, que culminó en la presente tesis, tuvo énfasis en el carácter cualitativo. Sin embargo, para llegar a los datos cualitativos, pasé por un largo camino desde el conocimiento del objeto hasta la cuantificación y organización de la información. Además, la investigación podría clasificarse como bibliográfica. Considerando que leí y analicé los resúmenes de las producciones académicas encontradas durante el levantamiento de la producción teórica sobre el objeto de estudio. Esta encuesta fue realizada en el repositorio de tesis y disertaciones de la CAPES. El método que guió el estudio fue el materialismo histórico y dialéctico, que tiene las siguientes categorías centrales: totalidad, historicidad, contradicción y mediación. Mapeé los Slams existentes en Porto Alegre a través de Internet, a través de las siguientes plataformas digitales: YouTube, Instagram y Facebook. Las grabaciones en video de los recitados poéticos individuales disponibles en la plataforma YouTube sirvieron tanto como fuente para la transcripción de los poemas que luego fueron analizados como para el desarrollo del análisis icónico. Para construir esta tesis, utilicé la observación participante, registrada en un diario de campo. Además, realicé un grupo focal con Slam das Minas/RS. A partir de la trayectoria investigativa y de los datos recolectados y analizados llegué a la siguiente tesis: El Slam consiste en un espacio percibido que media, la aproximación y/o rechazo entre representaciones sociales que se utilizan para explicar ciertos fenómenos sociales y las formas en que las personas son capaces de simbolizar y atribuir significado a sus experiencias cotidianas. En este proceso, las mediaciones que establecen los slammers en sus poemas contribuyen a la elaboración de nuevas síntesis, produciendo conciencia crítica. Se trabaja la producción de conciencia crítica desde la experiencia sensible, mediada por el mundo de la palabra, el habla y el cuerpo en el espacio Slam. En esta dirección radica el potencial del Slam para fomentar la reflexión ética, ya que a través de la poesía autoral que cuenta la historia de vida de personas, en su mayoría jóvenes, no blancas y de la periferia, los poetas articulan procesos sociales que les permiten desarrollar una conocimiento historizado de la realidad que viven. Sin embargo, el Slam, como expresión artística propia de la sociedad capitalista contemporánea, se fragua también como una expresión contradictoria que en ocasiones reproduce niveles de alienación en sus producciones poéticas. En ese sentido, la producción de la conciencia crítica y la reproducción de la alienación son procesos que coexisten en las expresiones poéticas de los poetas slammers. El slam contribuye a fortalecer los procesos de resistencia al modo de producción capitalista cuando opera como facilitador del intercambio de experiencias que revelan las desigualdades, el rechazo al silenciamiento y la mirada crítica. Asimismo, expresan el conformismo y la reproducción de la alienación. Sin embargo, es una expresión de resistencia que puede profundizarse tanto en términos de acciones prácticas como en términos de reflexiones teóricas sobre las prácticas.
Palavras-chave: Arte
Slam
Modo de Produção Capitalista
Resistência
Ética
Reflexão-Ética
Arte
Slam
Modo de Producción Capitalista
Resistencia
Ética
Reflexión-Ética
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10877
Data de defesa: 28-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Franciele Machado dos Santos.pdfFRANCIELE_MACHADO_DOS_SANTOS_TES1,94 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.