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Tipo do documento: Dissertação
Título: Revisitando o passado : narrativas afrocentradas de Eliana Alves Cruz para (re)pensar literatura e história
Autor: Cereza, Felipe Aquiles Cereza 
Primeiro orientador: Kohlrausch, Regina
Resumo: A literatura de autoria negra tem revisitado criticamente a história colonial brasileira, buscando reescrever o passado através de um presente cujas marcas de desigualdade, discriminação e genocídio racial remetem à escravidão. Nesse sentido, encontram-se representados nos romances O crime do Cais do Valongo e Nada digo de ti, que em ti não veja, de Eliana Alves Cruz (2018b; 2020a), sujeitos negros submetidos a dinâmicas raciais e coloniais dos séculos XVIII e XIX. Desse modo, esse estudo busca investigar o que essas perspectivas afrocentradas revelam sobre os dois romances em questão, visando compreender de que maneira contribuem para a atualização dos discursos literário e histórico ocidentais. Para isso, são analisados os pontos de vista de narradores e personagens, evidenciando-os narrativamente através dos estudos literários de Candido (2007), Genette (1995), Reis (2013), dentre outros. Postas em diálogo as análises dos dois romances, busca-se interpretar as relações raciais e étnico-culturais, à luz dos estudos culturais de Gonzalez (1988), Hall (2008), Nascimento (1978) e Mbembe (2016). Com relação à natureza discursiva histórica e literária, avaliam-se a pertinência e as contribuições críticas das narrativas no âmbito da História cultural, conforme Pesavento (2004), e na área da Literatura, tanto pelo viés do romance histórico latino-americano (NNH), pensado por Aínsa (1994) e Menton (1993) e problematizado por Santos (2017), quanto pela literatura de autoria negra, orientada por aspectos e reflexões de Cuti (2010), Duarte (2010) e Evaristo (2009). Assim, esta pesquisa mostra que as duas narrativas de Eliana Alves Cruz refletem uma leitura de mundo afrocentrada, pois representam as perspectivas de sujeitos étnico-culturais e afro-identificados, evidenciando as vivências e violências raciais que conformam e atualizam a história da escravidão, bem como revelam as histórias de luta, resistência e sobrevivência desses indivíduos marginalizados. Por outro lado, as análises observam que o método de leitura da NNH é aplicável, mas necessita dialogar com outras áreas de estudo, para explorar o potencial de significação das obras, enquanto os estudos críticos sobre a literatura de autoria negra servem como chaves de leitura potentes para explorar os sentidos pretendidos pela autora, que revelam o universo étnico-cultural africano e afrodescendente.
Abstract: Literature produced by black authors has critically reviewed Brazilian colonial history, seeking to rewrite the past through the lens of a present time filled with inequality, discrimination and racial genocide features, drawing back to the times of slavery. In this sense, one can find in the novels O crime do Cais do Valongo and Nada digo de ti, que em ti não veja, by Eliana Alves Cruz (2018b; 2020a), literary representations of black individuals subjected to racial and colonial attitudes, typical of the XVIII and XIX centuries. Thus, this study aims at investigating what Afro-centered perspectives may reveal in the aforementioned novels, attempting to understand how such perspectives contribute to the renewal of both literary and historic occidental discourses. To do so, this study analyzes the narrator’s and character’s points of view, highlighting their narrative role grounded in the literary studies of Cândido (2007), Genette (1995) and Reis (2013), among others. Evoking a dialogue between the analyses of both novels, this study seeks to interpret racial, ethnic and cultural relationships within the theoretical approach of the cultural studies by Gonzalez (1998), Hall (2008), Nascimento (1978) and Mbembe (2016). Regarding the historic and literary discursive nature, the pertinence and critical contributions to the field of Cultural History are analyzed, according to Pesavento (2004), and to Literature, by the perspective of the Latin American historical novel (NNH), according to Aínsa (1994) and Menton (1993), and also addressed in Santos’ studies (2017), as well as of the literature of black authorship, oriented by aspects and reflections raised by Cuti (2010), Duarte (2010) and Evaristo (2009). This study argues that the two narratives of Eliana Alvez Cruz analyzed reflect an Afro-centered view of the world, due to the fact that they represent ethnic-cultural and Afro-identified individuals, highlighting the violent features that conform and renew the history of slavery, as well as reveal the fight, resistance and survival stories of such marginalized individuals. Conversely, the analyses suggest that the reading method of NNH is applicable, yet demanding more dialogues with other areas of study to better explore the meaning potentialities of the novels. In contrast, critical studies on literature produced by black authors serve as productive reading guides to explore the meanings Eliana Alves Cruz tried to convey in her work, which reveals an ethnic-cultural, African and Afro-centered universe
Palavras-chave: Eliana Alves Cruz
Literatura de Autoria Negra
Romance Histórico
Literatura e História
Eliana Alves Cruz
Literature of Black Authorship
Historical Novel
Literature and History
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10794
Data de defesa: 10-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras

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