Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10765
Tipo do documento: Tese
Título: Dimensões comunicacionais [possíveis] nos cursos de bacharelado em comunicação organizacional brasileiros
Autor: Falavigna, Francielle Benett 
Primeiro orientador: Scroferneker, Cleusa Maria Andrade
Resumo: O objeto de pesquisa de nossa tese são os cursos de Bacharelado em Comunicação Organizacional brasileiros oferecidos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e pela Universidade de Brasília (UNB). Objetivamos compreender quais as dimensões comunicacionais [possíveis] promovidas pelas experiências curriculares desses dois cursos brasileiros; investigar, por meio de se suas produções discursivas, sobre como os cursos brasileiros de Comunicação Organizacional entendem/compreendem a comunicação organizacional; e, discutir sobre a materialização de ocorrências (ou não) de relações de intenção discursiva que legitimem a construção do “EU” enquanto sujeito coletivo (e profissional). Para atender a esses objetivos recorremos ao Paradigma da Complexidade (MORIN, 2000, 2006, 2009, 2011, 2015) às concepções de comunicação e de diálogo de Wolton (2010), de Marcondes Filho (2008) e de Buber (2001), aos elementos da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2011, 2014, 2015, 2016, 2019), à relação de educação e complexidade assumida por Morin (2013), à concepção de currículo como um dispositivo biopolítico defendida por Foucault (2014) e Silva (2001), para quem os currículos estão ancorados em múltiplos discursos nos quais os sujeitos estão inseridos e ao que denominamos de ‘estado da arte’ dos cursos tecnológicos de comunicação no Brasil, cuja institucionalização é anterior à criação dos cursos de Bacharelado em Comunicação Organizacional. Considerando as dimensões analíticas com base em Volóchinov (2018) e Bakhtin (2011, 2014, 2015, 2016, 2019), identificamos que as ementas das disciplinas analisadas, dos dois cursos que se constituem objeto desta pesquisa, parecem (re)problematizar o conhecimento, contextualizando o saber numa perspectiva contemporânea e responsiva. Igualmente, observamos enquanto ponto de atenção, a não problematização da predominância do fazer comunicacional nos Trabalhos de Conclusão de Curso dos egressos.
Abstract: The research object of our thesis are the Brazilian Bachelor of Organizational Communication courses offered by the Federal Technological University of Paraná (UTFPR) and the University of Brasília (UNB). We aim to understand the [possible] communicational dimensions promoted by the curricular experiences of these two Brazilian courses; to investigate, through their discursive productions, how Brazilian Organizational Communication courses understand/comprehend organizational communication; and, discuss the materialization of occurrences (or not) of discursive intention relations that legitimize the construction of the “I” as a collective (and professional) subject. To meet these objectives, we resorted to the Complexity Paradigm (MORIN, 2000, 2006, 2009, 2011, 2015), to Wolton (2010), to Marcondes Filho (2008) and to Buber's (2001) conceptions of communication and dialogue, to elements of the philosophy of language of the Bakhtin Circle (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2011, 2014, 2015, 2016, 2019), to the relationship between education and complexity assumed by Morin (2013), to the concept of curriculum as a biopolitical device defended by Foucault (2014) and Silva (2001), for whom curricula are anchored in multiple discourses in which subjects are inserted and to what we call the 'state of the art' of technological communication courses in Brazil, whose institutionalization predates the creation of Bachelor of Organizational Communication courses. Considering the analytical dimensions based on Volóchinov (2018) and Bakhtin (2011, 2014, 2015, 2016, 2019), we identified that the syllabi of the disciplines analyzed, of the two courses that constitute the object of this research, seem to (re)problematize knowledge, contextualizing knowledge in a contemporary and responsive perspective. Likewise, we observed, as a point of attention, the non-problematization of the predominance of a instrumental communication in the final papers.
El objeto de investigación de nuestra tesis son los cursos brasileños de Licenciatura en Comunicación Organizacional ofrecidos por la Universidad Tecnológica Federal de Paraná (UTFPR) y la Universidad de Brasilia (UNB). Pretendemos comprender las [posibles] dimensiones comunicacionales promovidas por las experiencias curriculares de estos dos cursos brasileños; investigar, a través de sus producciones discursivas, cómo los cursos brasileños de Comunicación Organizacional entienden/comprenden la comunicación organizacional; y, discutir la materialización de ocurrencias (o no) de relaciones de intención discursiva que legitiman la construcción del “yo” como sujeto colectivo (y profesional). Para cumplir con estos objetivos, recurrimos al Paradigma de la Complejidad (MORIN, 2000, 2006, 2009, 2011, 2015), a las concepciones de comunicación y diálogo de Wolton (2010), Marcondes Filho (2008) y Buber (2001), a elementos de la filosofía del lenguaje del Círculo de Bajtín (VOLÓCHINOV, 2018; BAKHTIN, 2011, 2014, 2015, 2016, 2019), la relación entre educación y complejidad asumida por Morin (2013), el concepto de currículo como dispositivo biopolítico defendido por Foucault ( 2014) y Silva (2001), para quienes los currículos están anclados en múltiples discursos en los que se insertan las matérias y a lo que llamamos el 'estado del arte' de los cursos de comunicación tecnológica en Brasil, cuya institucionalización es anterior a la creación de los cursos de Licenciatura en Comunicación Organizacional. Considerando las dimensiones analíticas con base en Volóchinov (2018) y Bakhtin (2011, 2014, 2015, 2016, 2019), identificamos que los programas de las disciplinas analizadas, de los dos cursos que constituyen el objeto de esta investigación, parecen (re ) problematizar el conocimiento, contextualizando el conocimiento en una perspectiva contemporánea y receptiva. Asimismo, se observó como punto de atención, la no problematización del predominio del hacer comunicacional en los Trabajos de Finalización de Curso de los egresados.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional
Cursos Brasileiros de Comunicação Organizacional
Dimensões Comunicacionais
Filosofia da Linguagem
Discurso
Organizational Communication
Brazilian Courses in Organizational Communication
Communicational Dimensions
Philosophy of Language
Speech
Comunicación Organizacional
Cursos Brasileños en Comunicación Organizacional
Dimensiones Comunicacionales
Filosofía del Lenguaje
Discurso
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Comunicação, Arte e Design
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10765
Data de defesa: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese - Francielle Benett Falavigna.pdfFRANCIELLE_BENETT_FALAVIGNA_TES3,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.