Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10734
Tipo do documento: Tese
Título: Registros na educação infantil : olhares sobre as infâncias e práticas pedagógicas potencialmente significativas para documentar
Autor: Botton, Fabiane da Motta 
Primeiro orientador: Santos, Andréia Mendes dos
Resumo: A presente Dissertação versa sobre o estudo do processo da construção de “narrativas do cotidiano”, uma das formas de documentação pedagógica, a fim de compreender qual a função desse documento na educação infantil e para a comunidade escolar. Para tanto, inspirado em Malaguzzi (1999; 2016); Ostetto (2017); Rinaldi (2021); Kuhlmann Jr (2011; 2015); Oliveira-formosinho (2007); Oliveira-formosinho e Formosinho (2019); Mello, Barbosa e Faria (2020); Davoli (2020); Barbosa (2006); entre outros foi construído o referencial teórico que deu suporte ao trabalho de campo baseado no estudo de “narrativas do cotidiano” utilizadas na Documentação Pedagógica de uma escola da Rede Marista de Porto Alegre - RS e na análise do conteúdo das respostas dos questionários de 05 professoras da Educação Infantil da mesma escola. A partir de interações com as experiências das professoras e o registro das narrativas pode-se discutir que, embora muitos estudiosos dialoguem sobre o tema, ainda é necessário olhar atento sobre as múltiplas linguagens e as experiencias das infâncias para pensar o cotidiano da educação infantil e as práticas de documentar. A escola de educação infantil é ambiente para o desenvolvimento e aprendizagens da criança que se efetivam para além de uma suposta curricularização da educação infantil, uma vez que tudo o que acontece naquele cotidiano escolar tem potência. Assim, por meio deste estudo, concluiu-se que urge a necessidade de repensar a documentação pedagógica de forma que esta seja orgânica no sentido de registrar o percurso, e não práticas isoladas, de que sua utilização seja linear e não pontual. Desta forma, nesta Dissertação defende-se a premissa de que o trabalho pedagógico na educação infantil por meio de narrativas requer trabalho coletivo, não se encerrando ao final de um projeto ou período letivo. Ele há de ser compartilhado entre os docentes e as famílias, uma vez que narrativas demonstram percursos trilhados pelas crianças e exige uma pedagogia por meio do diálogo
Abstract: This master’s dissertation deals with the study of the construction process of “narratives of everyday life”, one of the forms of pedagogical documentation, in order to understand its function in kindergarten's education and for the school community. For this purpose, driven by Malaguzzi (1999); Ostetto (2017); Rinaldi (2021); Kuhlmann Jr (2011; 2015); Oliveira-formosinho (2007); Oliveira-formosinho and Formosinho (2019); Mello, Barbosa and Faria (2020); Davoli (2020); Barbosa (2006); among others, the theoretical framework was built to support the fieldwork based on the study of “narratives of everyday life” used as Pedagogical Documentation in a Rede Marista de Porto Alegre - RS’s school and in the analysis of questionnaire answers of 05 kindergarten teachers working in this school. The kindergarten school is an environment for the child's development and learning that takes place beyond a supposed curriculum of early childhood education, since everything that happens in the school routine is significant. Thus, through this study, it was concluded that there is an urgent need to rethink the pedagogical documentation to make it organic in the sense of recording the path, and not isolated practices, making it linear instead of punctual. Therefore, this master’s dissertation defends the premise that pedagogical work in kindergarten education through narratives requires collective work, and it doesn’t end with a project or the school period. It has to be divided between teachers and families, since narratives show paths taken by children and require pedagogy through dialogue
Palavras-chave: Documentação pedagógica
Educação Infantil
Narrativas das Professoras
Pedagogical Documentation
Kindergarten
Teachers’ Narratives
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10734
Data de defesa: 20-Mar-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fabiane Motta Botton.pdfFABIANE_DA_MOTTA_BOTTON_TES1,07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.