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Tipo do documento: Tese
Título: Pedagogias com as juventudes : o instituto federal no andarilhar por uma educação libertadora
Autor: Giovenardi, Maíra 
Primeiro orientador: Bellini, Maria Isabel Barros
Resumo: A concepção plural contida na categoria juventudes denota as múltiplas formas de ser jovem, pois suas demandas, necessidades e identidades são multifacetadas, expressando as singularidades que caracterizam este segmento social, considerando sua heterogeneidade, para além do recorte etário. Nesta perspectiva, este estudo apresenta como objetivo geral, construir e potencializar metodologias que contribuam no fortalecimento de processos de autonomia, participação e protagonismo de jovens estudantes. O referencial que amparou cada momento da pesquisa foi a epistemologia freiriana a qual norteou a metodologia que, por ser participativa, amorosa e dialógica promoveu que os/as estudantes participassem ativamente sugerindo temas e formas de discussão. Tratou-se de uma pesquisa participante de natureza qualitativa e se apoiou no Método Dialético-Crítico e na articulação das suas categorias: historicidade, totalidade e contradição. Teve seu lócus empírico em uma unidade de um Instituto Federal e como participantes estudantes matriculados/as nos cursos de ensino médio integrado ao ensino técnico e gestores/as da referida instituição de ensino. A produção dos dados empíricos ocorreu a partir de 3 entrevistas semiestruturadas com os/as gestores/as do Instituto Federal e grupos focais com estudantes, com uma média de 15 participantes por grupo, todos desenvolvidos na modalidade on-line. A pesquisa documental priorizou os documentos produzidos pela instituição de ensino como resoluções, normativas, programas, relatórios de gestão e projeto pedagógico do curso. A observação participante e diário de campo compuseram a pesquisa. A análise dos dados baseou-se na análise de conteúdo com base em Moraes (1999). A execução da coleta de dados se deu durante a pandemia de COVID-19, no período de 2020 a 2021. Os resultados apontam que há, no sistema de ensino, dois projetos vigentes: o primeiro voltado a satisfazer os interesses da sociedade capitalista, chamado de “educação bancária” (FREIRE, 2019a), mantendo a ordem vigente e o segundo guiado pelo respeito à autonomia dos sujeitos através de uma educação democrática, libertadora e formadora de cidadãos/ãs integrais que possam atender as demandas da população, a “educação libertadora” (FREIRE, 2019a). Todos os segmentos sociais são afetados por estes projetos, em especial as juventudes, demandando atenção das Políticas Públicas, com foco na Política de Educação. Neste contexto, os grupos focais guiados por metodologias participativas com os/as estudantes constituíram-se como uma rede de apoio, empatia, diálogo, um encontro para esperançar, curiosear e exercer a cidadania. Finalmente, afirma-se que os espaços formativos de diálogo com jovens, dentro dos muros escolares, mas também fora deles, devem reconhecer as juventudes em suas pluralidades e potencialidades rompendo com a cultura adultocêntrica e do silenciamento, encorajando e potencializando suas falas, ideias, valores e sentimentos, fortalecendo processos de autonomia, participação e protagonismo das juventudes na sociedade.
Abstract: The plural conception contained in the youth category denotes the multiple ways of being young, as their demands, needs and identities are multifaceted, expressing the singularities that characterize this social segment, considering its heterogeneity, beyond the age range. In this perspective, this study presents as a general objective, to build and enhance methodologies that contribute to the strengthening of processes of autonomy, participation and protagonism of young students. The theoretical perspective that supported this research was Freire‟s epistemology which guided the methodology, of participatory and dialogic nature, based on love, that promoted the students to actively engage by suggesting themes and ways of discussion. This was a participatory and qualitative research that followed the Dialectical-Critical Method and articulated categories like: historicity, wholeness and contradiction. This study had its empirical locus developed in an Instituto Federal de Educação [Federal College] where technical high school and college students, as well as the educational managers participated. Empirical data was collected through three semi structured interviews with the educational managers of the College and the focus groups formed by students, with an average of 15 participants per group, all these steps performed in online modality. The documental research emphasized institutional documents, such as resolutions, normative documents, curriculum, management reports and the pedagogical project of a course. Participative observation and a field report are also part of this study. Data analysis followed Moraes‟s (1999) content analysis. Data collection happened during the pandemic of COVID-19, from 2020 to 2021. Results point that there are two projects in the educational system: the first, centered in satisfying the interests of the capitalist society, the “banking concept of education” (FREIRE, 2019a), that keeps current order; the second, guided by the respect of the subjects‟ autonomy through a democratic and liberating education, that emancipates the citizens attending people‟s demands, the “education that liberates” (FREIRE, 2019a). All social segments are affected by these projects, especially the youths, which demands Public Politics attention, mainly on Educational Policies. Thus, the focus groups guided by participating methodologies with the students acted as a support network based on empathy, dialogue, like an appointment for hope, an opportunity for being curious and exercising citizenship. Finally, educational spaces constitute a possibility for dialogue with young people, not only inside the walls of the school, but in the outside too, that must understand the plurality and potentiality of youths, shattering the “adultcentric” and silencing culture, encouraging and potentializing their speech, ideas, values and feelings, strengthening autonomy processes, the participation and protagonism of youths in society.
Palavras-chave: Juventudes
Educação Libertadora
Metodologia Participativa
Autonomia
Participação
Protagonismo
Instituto Federal
Youth
Liberating Education
Participatory Methodology
Autonomy
Participation
Protagonism
Federal Institute
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10662
Data de defesa: 10-Jan-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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