Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1063
Document type: Tese
Title: Avaliação da dureza e do módulo de elasticidade do osso mandibular submetido à distração osteogênica e à LLLT : estudo preliminar em ovelhas
Author: Freddo, Angelo Luiz 
Advisor: Oliveira, Marília Gerhardt de
Abstract (native): Introdução: A distração osteogênica é um processo terapêutico para induzir neoformação tecidual entre superfícies ósseas vascularizadas, por meio de uma força lenta e progressiva de tração, através de aparelhos funcionais. Objetivos: Validar a utilização dos testes de nanoindentação em pesquisas com modelo experimental não humano, a fim de conhecer a qualidade do osso mandibular neoformado em ovelhas submetidas à distração osteogênica e à terapia a laser de baixa potência (LLLT), baseado nos valores de dureza e módulo de elasticidade. Complementarmente, objetiva-se conhecer o momento mais benéfico para irradiação do laser, se na fase de latência/ativação ou maturação. Ademais, foram realizadas tomografias computadorizadas para avaliar a dimensão de osso neoformado e verificar possíveis contrações desse alongamento. Contexto de Pesquisa: A nanobiotecnologia é um campo emergente da ciência e da tecnologia que tem o potencial para transformar radicalmente, por meio de novos conhecimentos, os critérios atualmente utilizados para conhecer a qualidade do osso formado por distração osteogênica. Materiais e Métodos: Cinco ovelhas foram utilizadas e nelas instalados distratores extra-bucais, com intuito de neoformar 1,5 cm de osso em 60 dias de observação, sendo que os distratores eram removidos aos 50, 40 e 33 dias de pósoperatório. Quatro animais foram irradiados com LLLT infravermelho (830 ŋm), tendo recebido oito aplicações, a cada 48 horas, com três pontos de 5J/cm2 e potência de 50mW, em diferentes períodos terapêuticos; o quinto foi o controle, sem tratamento LLLT. As peças ósseas foram submetidas a testes de nanoindentação para aferir módulo de elasticidade e dureza das amostras e a tomografias computadorizadas para avaliar a contração óssea. Resultados: A LLLT quando utilizada na fase de maturação do osso, promoveu aumento da dureza e do módulo de elasticidade. Por outro lado, os animais irradiados com LLLT durante o período de latência/ativação apresentaram menores valores de dureza e módulo de elasticidade. A análise tomográfica complementar demonstrou que, nos animais com manutenção do distrator por 33 dias, ocorreu contração do osso neoformado. Conclusões: A nanoindentação é um teste capaz de captar as mínimas alterações do metabolismo ósseo e, portanto, uma importante ferramenta na aferição da qualidade do osso em procedimentos de distração osteogênica. A LLLT é mais benéfica quando aplicada no período de maturação do osso, pois promove aumento da dureza e do módulo de elasticidade. O período de consolidação óssea com permanência do distrator deve ser de, no mínimo, três semanas, a fim de prevenir contração do tecido ósseo alongado.
Keywords: ODONTOLOGIA
CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
LASER DE BAIXA INTENSIDADE
LASER - ODONTOLOGIA
ELASTICIDADE
OSTEOGÊNESE POR DISTRAÇÃO
TESTES DE DUREZA
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: FREDDO, Angelo Luiz. Avaliação da dureza e do módulo de elasticidade do osso mandibular submetido à distração osteogênica e à LLLT : estudo preliminar em ovelhas. 2010. 112 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1063
Issue Date: 28-Jun-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
424484.pdfTexto Completo12.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.