Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10520
Tipo do documento: Tese
Título: Jogo de damas : um estudo sobre a influência das disposições de gênero da dança de salão na edificação do habitus
Autor: Dickow, Katiusca Marusa Cunha 
Primeiro orientador: Fare, Mónica de La
Resumo: Esta tese se propôs a pesquisar a edificação do habitus nos agentes da dança de salão, a partir da incorporação das disposições de gênero mantidas pelos processos de ensino desse subcampo social, com base nos pressupostos teóricos de Pierre Bourdieu. Para tal investigação foi escolhida a cidade de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, pela inserção da pesquisadora como profissional atuante nesta cidade. O objetivo geral da pesquisa é analisar os efeitos da reprodução e manutenção de disposições binárias de gênero na dança de salão, por meio dos processos de ensino e compreender de que forma essas disposições, naturalizadas nos corpos e discursos, edificam o habitus dos agentes pertencentes a esse subcampo. Como objetivo específico pretendeu-se estudar as estruturas sociais e as transformações histórico-culturais ocorridas na construção dos corpos e a formação constituinte do habitus, a partir das disposições que edificam o campo da dança de salão, analisando como as disposições de gênero são construídas e assimiladas pelos agentes durante esse percurso e perceber de que forma os processos de ensino atuam na edificação e manutenção dessas disposições. Para essa análise, foram utilizadas as abordagens teóricas de Pierre Bourdieu em relação aos conceitos de capital, campo e habitus, além de outras autoras/autores que dialogam e discutem com os pressupostos de Pierre Bourdieu. Para a construção dos dados foi elaborado um questionário online com 10 questões fechadas e 8 questões abertas, disponibilizado pelo formulário do Google Forms e direcionados a professores de dança de salão de Porto Alegre que tivessem, no mínimo, dois anos de atuação profissional nessa área e aos alunos desses professores. Do total de 88 professores convidados para participar da pesquisa, 46 responderam ao questionário e dos alunos convidados, 43 responderam ao questionário. Posteriormente, ocorreram entrevistas semiestruturadas com 8 professores e 8 alunos selecionados do questionário, entre setembro de 2020 e maio de 2021. Pelos resultados, pode-se afirmar que os agentes possuem a corporificação das disposições de gênero em seus gestos e discursos e que, essas disposições foram edificadas através dos processos de ensino. Essas disposições edificam o habitus de maneira distinta em cada agente e essa edificação age e se movimenta dentro da dança de salão, fazendo com que suas estruturas binárias e heteronormativas passem a ser questionadas, deslocando, mesmo que de forma restrita, o modus operandi desse subcampo social. O que leva à reflexão de como essas estruturas foram edificadas e por que elas continuam operando.
Abstract: This thesis aimed to investigate the construction of the habitus in ballroom dancing agents, based on the incorporation of gender dispositions maintained by the teaching processes of this social subfield, based on Pierre Bourdieu's theoretical premises. To conduct this investigation, the chosen location was the city of Porto Alegre, in the State of Rio Grande do Sul, as it is where the researcher works as a ballroom dance teacher. The main purpose of this investigation was to analyze the effects of reproducing and maintaining binary gender dispositions in ballroom dancing through the ballroom dance teaching processes, and to understand how these dispositions, which have been naturalized into this subfield agents' bodies and discourses, contribute to build the habitus of such agents. Our specific purpose was to study the social structures and the historical-cultural transformations that have been passing through the processes of body conformation and the formation of habitus, considering the founding dispositions of the field of ballroom dancing, analyzing how the gender dispositions are incorporated by the agents during their journey, as well as perceiving how the teaching processes operate in the construction and maintenance of these dispositions. For this analysis, Pierre Bourdieu's theoretical approaches to the concepts of capital, field and habitus were considered, as well as other authors who dialogue and discuss with Pierre Bourdieu’s assumptions. To build the data, an online questionnaire was developed containing 10 closedended and 8 open-ended questions. It was provided through a Google Forms form, aiming at ballroom dance teachers from Porto Alegre who had at least two years of professional experience in this field and at the students of these teachers. Of the 88 teachers invited to participate in the research, 46 responded to the questionnaire, as well as 43 students. Subsequently, from the responses to the questionnaires, semi-structured interviews were conducted with 8 teachers and 8 students, from September 2020 to May 2021. The results indicate that the agents have embodied the gender dispositions in their gestures and speeches, and that these dispositions were built through the teaching processes in which they participated. These dispositions build the habitus in a different way in each agent, and this building acts and moves within the social subfield of ballroom dancing, causing its binary and heteronormative structures to be questioned, displacing, even if in a restricted way, the modus operandi of this social subfield. This leads to a reflection on how these structures were built and why they continue to operate.
Palavras-chave: Dança de Salão
Disposições de Gênero
Habitus
Campo
Processos de Ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10520
Data de defesa: 18-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
..Tese doutorado - Versão final.pdfKATIUSCA_MARUSA_CUNHA_DICKOW_TES2,54 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.