Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10335
Tipo do documento: Tese
Título: Universidade inovadora : a percepção dos públicos envolvidos com relação a orientação estratégica para inovação
Autor: Bruschi, Giovana Fernanda Justino 
Primeiro orientador: Casartelli, Alam de Oliveira
Resumo: Pensar a educação superior é colocá-la no centro das discussões acerca do passado e do futuro, afinal, ela não pode perder sua histórica missão, mas também não pode parar no tempo, haja vista as demandas da sociedade. Assim, as universidades são afetadas pelo contexto de transformação que a sociedade passa e, por consequência, enfrentam diversos desafios, como o rápido desenvolvimento da tecnologia e da comunicação, cortes financeiros, mudanças nos comportamentos dos estudantes. Isto é não existem mais certezas, e, desta forma, construir estratégias e planos de ação voltados para a inovação tornou-se uma necessidade. Diante disso, este estudo investigou a percepção dos públicos envolvidos na universidade – gestores, professores, estudantes e a sociedade – com relação à orientação estratégica para a inovação. Para tanto, o estudo focou nas várias dimensões por onde a inovação percorre as universidades: a Gestão, o Ensino, a Pesquisa e Transferência de Conhecimento e o Relacionamento Institucional. A abordagem metodológica foi multimétodo, ou seja, pesquisa qualitativa e quantitativa. O campo empírico consistiu em duas universidades gaúchas, uma privada e uma pública. No âmbito qualitativo, foram realizadas entrevistas com os públicos: gestores, professores e estudantes das duas instituições de ensino superior. Para a investigação quantitativa, foi aplicado um questionário para o público sociedade. A análise dos dados qualitativos contou com a execução da Análise de Conteúdo; já na quantitativa, o método foi Conclusivo/Descritivo com análise estatística multivariada. Os resultados mostram que, na percepção dos públicos, as ações das IES estão indo ao encontro do que elas têm como orientação estratégica para inovação. No entanto algumas variáveis percebidas pelos públicos estão mais evidentes quando observadas à luz do que está estabelecido nas suas estratégias, sobretudo o enfoque Inovação e Desenvolvimento na IES privada e o aspecto da Empregabilidade e do Social na instituição pública. Adicionalmente, a tese oferece uma base de indicadores no âmbito da inovação universitária que proporciona avaliar a inovação em IES brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento das universidades, pois os indicadores determinados no Questionário podem ser utilizados como um Instrumento para Avaliação da Inovação em Instituição de Ensino Superior (IES) pelas instituições que queiram avaliar processos de inovação nas perspectivas de Gestão orientada para Inovação, Ensino, Pesquisa, Ecossistema de Inovação e Relacionamento Institucional.
Abstract: Thinking about higher education is putting it at the center of discussions about the past and the future, after all, it cannot lose its historical mission, but it cannot stop in time, given the demands of society. Thus, universities are affected by the context of transformation that society is going through and, consequently, face several challenges, such as the rapid development of technology and communication, financial cuts, changes in student behavior. That is, there are no more certainties, and in this way, building strategies and action plans aimed at innovation has become a necessity. Therefore, this study investigated the perception of the public involved in the university – managers, professors, students and society – in relation to the strategic orientation for innovation. Therefore, the study focused on the various dimensions through which innovation runs through universities: Management, Teaching, Research and Knowledge Transfer and Institutional Relationships. The methodological approach was multi-method, that is, qualitative and quantitative research. The empirical field consisted of two universities in Rio Grande do Sul, one private and one public. In the qualitative scope, interviews were carried out with the public: managers, professors and students of the two higher education institutions. For the quantitative investigation, a questionnaire was applied to the public society. The analysis of qualitative data included the execution of Content Analysis; in the quantitative, the method was Conclusive/Descriptive with multivariate statistical analysis. The results show that, in the perception of the public, the actions of HEIs are meeting what they have as a strategic orientation for innovation. However, some variables perceived by the public are more evident when observed in the light of what is established in their strategies, especially the focus on Innovation and Development in the private HEI and the aspect of Employability and Social in the public institution. Additionally, the thesis offers a base of indicators in the scope of university innovation that provides the assessment of innovation in Brazilian HEIs, contributing to the development of universities, as the indicators determined in the Questionnaire can be used as an Instrument for the Assessment of Innovation in Educational Institutions Higher Education (IES) by institutions that want to evaluate innovation processes in the perspectives of Management oriented towards Innovation, Teaching, Research, Innovation Ecosystem and Institutional Relationship.
Pensar en la educación superior es ponerla en el centro de las discusiones sobre el pasado y el futuro, después de todo, no puede perder su misión histórica, pero tampoco puede detenerse en el tiempo, ante las exigencias de la sociedad. Así, las universidades se ven afectadas por el contexto de transformación que atraviesa la sociedad y, en consecuencia, enfrentan varios desafíos, como el rápido desarrollo de la tecnología y la comunicación, recortes financieros, cambios en el comportamiento de los estudiantes. Es decir, ya no hay certezas y, por tanto, construir estrategias y planes de acción orientados a la innovación se ha convertido en una necesidad. Por lo tanto, este estudio investigó la percepción del público involucrado en la universidad -directivos, profesores, estudiantes y sociedad- en relación con la orientación estratégica para la innovación. Por ello, el estudio se centró en las diversas dimensiones por las que discurre la innovación en las universidades: Gestión, Docencia, Investigación y Transferencia del Conocimiento y Relaciones Institucionales. El enfoque metodológico fue multimétodo, es decir, investigación cualitativa y cuantitativa. El campo empírico estuvo constituido por dos universidades de Rio Grande do Sul, una privada y otra pública. En el ámbito cualitativo, se realizaron entrevistas al público: directivos, profesores y estudiantes de las dos instituciones de educación superior. Para la investigación cuantitativa se aplicó un cuestionario a la sociedad pública. El análisis de datos cualitativos incluyó la ejecución de Análisis de Contenido; en el cuantitativo el método fue Conclusivo/Descriptivo con análisis estadístico multivariado. Los resultados muestran que, en la percepción del público, las acciones de las IES están cumpliendo con lo que tienen como orientación estratégica para la innovación. Sin embargo, algunas variables percibidas por la ciudadanía son más evidentes cuando se observan a la luz de lo establecido en sus estrategias, en especial el enfoque de Innovación y Desarrollo en la IES privada y el aspecto de Empleabilidad y Social en la institución pública. Además, la tesis ofrece una base de indicadores en el ámbito de la innovación universitaria que proporciona la evaluación de la innovación en las IES brasileñas, contribuyendo al desarrollo de las universidades, ya que los indicadores determinados en el Cuestionario pueden ser utilizados como Instrumento para la Evaluación de la Innovación. en Instituciones Educativas de Educación Superior (IES) por parte de instituciones que quieran evaluar procesos de innovación en las perspectivas de Gestión orientada a la Innovación, Docencia, Investigación, Ecosistema de Innovación y Relación Institucional.
Palavras-chave: Educação Superior
Inovação
Sociedade
Estratégia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10335
Data de defesa: 29-Mar-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Completo_Oficial_revsado 01 05) Revisão final_Oficial.pdfGIAOVANA_FERNANDA_JUSTINO_BRUSCHI_TES3,65 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.