Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1033
Tipo do documento: Tese
Título: Efeitos dos bisfosfonatos nitrogenados sobre o osso alveolar
Autor: Rahde, Nicole de Mello 
Primeiro orientador: Cherubini, Karen
Resumo: Os bisfosfonatos são drogas inibidoras da reabsorção óssea e têm sido associados a uma forma peculiar de osteonecrose dos maxilares. O efeito dessas drogas é investigado principalmente em tíbia e fêmur, sendo poucos os estudos conduzidos em maxila e mandíbula. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, ao exame microscópico, o efeito dos bisfosfonatos nitrogenados alendronato e ácido zoledrônico sobre o osso alveolar. Trinta e um ratos fêmeos (Rattus norvegicus, Wistar) foram distribuídos em 3 grupos: (1) 11 animais tratados com alendronato (gavagem oral); (2) 10 animais tratados com ácido zoledrônico (intraperitoneal) e (3) 10 animais que não receberam bisfosfonato. Completado o período de 150 dias do início da terapia, os animais foram submetidos à eutanásia. As maxilas foram processadas e cortes histológicos foram corados por hematoxilina e eosina (HE) e picrossírius. Nos cortes corados por HE, foram realizadas a contagem de osteoclastos e a avaliação da densidade trabecular óssea. Nos cortes corados por picrossírius, a densidade de fibras colágenas dos espaços medulares foi determinada. Também foi realizado processamento imunoistoquímico para avaliação da expressão de osteoprotegerina (OPG). As variáveis foram quantificadas com o auxílio dos programas Adobe Photoshop CS3 e Image Pro Plus 4.5.1. O grupo ácido zoledrônico apresentou densidade trabecular significativamente maior que o grupo-controle (ANOVA, teste de Tukey, P<0,001), e o grupo alendronato não apresentou diferença significativa quando comparado aos demais grupos (P>0,05). Não houve diferença significativa para contagem de osteoclastos, densidade de fibras colágenas dos espaços medulares e expressão de OPG entre os grupos (ANOVA, P>0,05). Os resultados permitem concluir que (1) o ácido zoledrônico promove aumento da densidade trabecular do osso alveolar, enquanto o alendronato não produz esse efeito; (2) alendronato e ácido zoledrônico não estão associados à fibrose dos espaços medulares do osso alveolar. Os efeitos do alendronato e do ácido zoledrônico sobre o número de osteoclastos, bem como sobre a expressão imunoistoquímica de OPG, necessitam ser avaliados por novas pesquisas.
Palavras-chave: ESTOMATOLOGIA CLÍNICA
OSSOS - NECROSE
ÁCIDOS
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: RAHDE, Nicole de Mello. Efeitos dos bisfosfonatos nitrogenados sobre o osso alveolar. 2010. 109 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1033
Data de defesa: 12-Jan-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
420129.pdfTexto Completo2,8 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.