Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1027
Document type: Tese
Title: Análise histomorfométrica do efeito do LLLT do tecido ósseo neoformado por distração osteogênica com ensaios preliminares de fluorescência e difração de raios X
Author: Melo, Lêonilson Gaião de
Advisor: Oliveira, Marília Gerhardt de
Abstract (native): Esta pesquisa objetivou avaliar a ação do laser de baixa potência (LLLT) no percentual de osso neoformado, na composição química, na cristalinidade e na estrutura cristalina do sítio da distração osteogênica (DO). Quinze coelhos foram submetidos à DO (protocolo: latência três dias, ativação sete dias 0,7mm/d e consolidação 10 dias). Foi empregado o LLLT de AsGaAl (830 nm, 40 mW) com o seguinte protocolo: dose pontual de 10 J/cm2 diretamente sobre o sítio ósseo submetido à DO, no período de consolidação óssea, respeitando-se intervalos de 48 horas. As amostras foram coletadas no final da consolidação, 10 (seis com LLLT) delas foram analisadas por microscopia óptica, para mensuração do percentual de osso neoformado e seis (três com LLLT, um desses foi excluído por haver união precoce dos fragmentos e outro for ocorrer fratura da peça na dissecação) foram analisadas por fluorescência e difração por raios X, a fim de ter analisada a composição química, a cristalinidade e a estrutura cristalina do sítio da DO. O percentual do osso neoformado foi maior no grupo com LLLT (57,89%) do que no controle (46,75%), p=0,006. A composição química revelou, a partir das razões de Ca e P, uma mineralização maior no grupo com LLLT. Os percentuais de cristalinidade indicaram maiores percentuais cristalinos nos coelhos com LLLT. As amostras indicaram semelhança da estrutura cristalina com as hidroxiapatitas, a partir dos difratogramas obtidos. Concluiu-se que o LLLT apresentou efeito positivo no percentual de osso neoformado, na composição química e na cristalinidade do sítio da DO. Ocorreu regeneração no sítio da DO, comprovada pela identificação da hidroxipatita na estrutura cristalina.
Keywords: CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
TRAUMATOLOGIA BUCOMAXILOFACIAL
LASER - TERAPIA
LASER DE BAIXA INTENSIDADE
TECIDO ÓSSEO
ANORMALIDADES
OSTEOGÊNESE POR DISTRAÇÃO
COELHOS - EXPERIÊNCIAS
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Odontologia
Program: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citation: MELO, Lêonilson Gaião de. Análise histomorfométrica do efeito do LLLT do tecido ósseo neoformado por distração osteogênica com ensaios preliminares de fluorescência e difração de raios X. 2008. 68 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1027
Issue Date: 18-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
418943.pdfTexto Completo9.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.