Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10182
Tipo do documento: Dissertação
Título: Distentio Animi : a relação alma e tempo em Agostinho
Autor: Bustamante, João Francisco Cortes 
Primeiro orientador: Pich, Roberto Hofmeister
Resumo: O estudo tem como objetivo apresentar a relação entre alma e tempo em Agostinho (354-430). Na obra Confessiones, escrita entre os anos 397 e 400, o tempo é apresentado no Livro XI como distentio animi. Este princípio é o problema filosófico para a pesquisa da dissertação. O desafio é analisar o percorrido antes desse problema filosófico em obras do pensador da filosofia Antiga Tardia. As leituras retrospectivas de obras anteriores da obra Confessiones permitem avaliar sobre alma e tempo a fim de estabelecer quanto de unidade ou de diferença semânticas, teóricas e conceituais ocorrem para com o problema filosófico. A análise propõe duas perguntas quiditativas norteadoras: O que é a alma? e O que é o tempo?. O primeiro capítulo dedicase a responder sobre a alma. O desafio é discorrer as definições da alma e como se relaciona a alma para com o ser humano e o corpo, bem como a alma no mundo. O segundo capítulo versa sobre o tempo. O objetivo é delinear o tempo sem restringi-lo em uma dicotomia para com a eternidade. Para isso, se articula o tempo no marco de uma ordem e como o tempo realiza-se por meio de uma linguagem. O terceiro capítulo detalha como ocorre a relação entre alma e tempo em que o problema filosófico da distentio animi é o ponto de chegada. O exercício é estabelecer como o tempo possibilita a ascensão do ser humano e da alma no mundo a fim de se aproximarem da eternidade.
Abstract: The study aims to present the relationship between soul and time in Augustine (354-430). In Confessiones, written between 397 and 400, time is presented in Book XI as distentio animi. This principle is the philosophical problem for the dissertation research. The challenge is to analyse the path before this philosophical problem in works by the thinker of late ancient philosophy. Retrospective readings of previous works in the work Confessiones allow us to assess soul and time in order to establish how much semantic, theoretical and conceptual unity or difference occurs with the philosophical problem. The analysis proposes two quiditatives guiding questions: What is the soul? and What is time?. The first chapter is committed to answering about the soul. The challenge is to discuss the definitions of the soul and how the soul relates to the human being and the body, as well as the soul in the World. The second chapter addresses time. The aim is to delineate time without restricting it into a dichotomy towards eternity. For this, time is articulated within the framework of an order and how time is realised through a language. The third chapter details how the relationship between soul and time occurs, in which the philosophical problem of distentio animi is the arrival point. The exercise is to establish how time makes possible the ascension of the human being and the soul in the World in order to approach eternity.
Palavras-chave: Distentio Animi
Alma
Tempo
Eternidade
Agostinho
Distentio Animi
Soul
Time
Eternity
Augustine
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho será publicado como artigo ou livro
Prazo para liberar texto completo: 24 meses
Data para liberar texto completo: 03/05/2024
URI: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10182
Data de defesa: 7-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_JOAO_FRANCISCO_CORTES_BUSTAMANTE_CONFIDENCIAL.pdfJOAO_FRANCISCO_CORTES_BUSTAMANTE_DIS296,96 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.