Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10171
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSgorla, Andrey Felipe-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081630680355635por
dc.contributor.advisor1Muller, Lúcia Helena Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9706256110471227por
dc.date.accessioned2022-04-29T20:01:26Z-
dc.date.issued2021-08-27-
dc.identifier.urihttps://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10171-
dc.description.resumoA partir de uma pesquisa realizada entre 2017 e 2020, esta tese visa investigar a construção do mercado de cerveja artesanal no Brasil. Por meio de uma abordagem etnográfica e de observação participante, buscou-se explorar de que forma as narrativas sobre artesanato e autenticidade dos proprietários de microcervejarias são utilizadas como um dispositivo de mercado que contribuem para legitimar seus produtos, obter reconhecimento dentro do mercado e construir relações de consumo no contexto do novo espírito do capitalismo. Em todo o mundo, o mercado de cervejas artesanais cresceu exponencialmente nos últimos anos, com a abertura de microcervejarias e a diversificação da produção de cervejas. Na maioria dos casos encontrados na literatura e no meu campo, os cervejeiros relatam que fazer cerveja em casa foi fundamental para impulsionar a mudança de carreira. O crescimento do mercado de cerveja artesanal se insere em um contexto de encanto com produtos artesanais e alimentos feitos à mão que fornecem uma atração ao consumidor que envolve um alto grau de autonomia, paixão e o trabalho como hobby em empresas de pequena escala, nas quais usam do “conhecimento intuitivo” e da flexibilidade no tempo para a produção de cervejas artesanais. Os produtos artesanais são associados a marcadores de identidade para garantir a sua “autenticidade”, o que significa que são excepcionais e que atraem interesse para suas dimensões econômica e cultural. O trabalho de enriquecimento dos produtos não é apenas uma estratégia de marketing útil, nem apenas um processo em que os narradores adicionam valor ao produto. A produção artesanal tem, de fato, uma tendência para a experiente notoriedade individual, e os indivíduos são encorajados a buscar prazer na esfera do trabalho, no qual o valor está cada vez mais concebido em termos de identidade e estilo de vida, em vez de em termos monetários. As principais conclusões desta tese indicam que as práticas e as narrativas são dispositivos de mercado utilizadas para destacar o caráter artesanal da produção de cervejas artesanais, sua autenticidade, identidade, reconhecimento e localidade e servem para justificar o preço superior das cervejas artesanais em relação às cervejas industriais, pois o consumidor está consumindo uma experiência singular e única.por
dc.description.abstractBased on a survey carried out between 2017 and 2020, this thesis aims at investigating the craft beer market development in Brazil. Through an ethnographic approach and participant observation, it has been searched to explore how narratives about craftsmanship and authenticity by microbrewery owners are used as a market device that contribute to legitimizing their products, obtaining recognition within the market, and building consumer relations in the context of the new spirit of capitalism. All around the world, the craft beer market has grown exponentially in recent years, with the opening of microbreweries and diversification of beer production. In most cases found in literature, and in my field, brewers have reported that brewing at home has been fundamental in driving career change. The growth of craft beer market has been introduced in a charming context with handmade products and foods, which provides an attraction to the consumer that involves a high degree of autonomy, passion, and work as a hobby in small businesses, where they use “intuitive knowledge”, as well as time flexibility to make craft beers. Besides, handcrafted products have been associated with identity markers to ensure their “authenticity”, meaning they are exceptional, and they attract interest for their economic and cultural ranges. The product enrichment work is not just a useful marketing strategy, nor is it just a process in which storytellers have added value to the product. So, craft production has, in fact, a tendency towards experienced individual notoriety, and individuals have been encouraged to search pleasure in the scope of work, where value is increasingly perceived in terms of identity and lifestyle rather than monetary terms. Thus, the main conclusions of this thesis indicate that practices and stories have been market devices used to highlight the handmade character of craft beer production, its authenticity, identity, recognition and location. Therefore, it can suit to justify the higher prices of craft beers compared to industrial ones, as the consumer is having a unique and remarkable experience.eng
dc.description.provenanceSubmitted by PPG Ciências Sociais ([email protected]) on 2022-04-28T14:12:59Z No. of bitstreams: 1 Andrey_Felipe_Sgorla_Tes.pdf: 2655373 bytes, checksum: 453e6268ec9c4c390be10ed8ba2e0fe3 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sheila Dias ([email protected]) on 2022-04-29T19:55:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Andrey_Felipe_Sgorla_Tes.pdf: 2655373 bytes, checksum: 453e6268ec9c4c390be10ed8ba2e0fe3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-29T20:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andrey_Felipe_Sgorla_Tes.pdf: 2655373 bytes, checksum: 453e6268ec9c4c390be10ed8ba2e0fe3 (MD5) Previous issue date: 2021-08-27eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede2.pucrs.br/tede2/retrieve/183764/TES_ANDREY_FELIPE_SGORLA_CONFIDENCIAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentEscola de Humanidadespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArtesanatopor
dc.subjectAutenticidadepor
dc.subjectCerveja Artesanalpor
dc.subjectNarrativaspor
dc.subjectMercadopor
dc.subjectCraftmanshipeng
dc.subjectAuthenticityeng
dc.subjectCraft beereng
dc.subjectStorieseng
dc.subjectMarketeng
dc.subject.cnpqOUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApor
dc.title“Não é só saber fazer cerveja” : narrativas de artesanato e autenticidade na formação do mercado de cerveja artesanal no Brasilpor
dc.typeTesepor
dc.restricao.situacaoTrabalho será publicado como artigo ou livropor
dc.restricao.prazo60 mesespor
dc.restricao.dataliberacao29/04/2027por
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_ANDREY_FELIPE_SGORLA_CONFIDENCIAL.pdfANDREY_FELIPE_SGORLA_TES440,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.