Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10126
Tipo do documento: Dissertação
Título: Prevenção da violência no namoro entre adolescentes : desafios para as políticas públicas no âmbito da educação
Autor: Padoin, Letícia de Mello 
Primeiro orientador: Grossi, Patrícia Krieger
Resumo: A presente dissertação teve como objetivo identificar as respostas do Estado na materialização de políticas públicas preventivas da violência no namoro entre adolescentes no âmbito da educação. Essa temática se justifica pelas evidências da alta prevalência do fenômeno, bem como pela aparente falta de ações para sua prevenção e enfrentamento. Além disso, as pesquisas sobre o tema ainda são recentes no Brasil, e encontram-se majoritariamente nas áreas de Psicologia e Enfermagem. Assim, a relação do tema da pesquisa com o Serviço Social se estabelece ao apresentar um estudo aprofundado acerca das relações dialéticas entre o Estado brasileiro e os sujeitos de direitos usuários das políticas públicas, considerando a prevenção do fenômeno. O patriarcado, a divisão sexual do trabalho e a violência de gênero configuraram o escopo da presente pesquisa, tendo ênfase nas especificidades da violência nas relações afetivo-sexuais entre jovens e adolescentes. Ademais, a fundamentação teórica do estudo abordou a ofensiva neoliberal e conservadora, considerando os avanços e retrocessos nas políticas de juventude e de educação no âmbito do Estado brasileiro. No que se refere aos objetivos específicos, este estudo pretendeu: identificar os programas de prevenção à violência no namoro na literatura científica; conhecer as percepções de professores de ensino médio acerca da violência no namoro; e conhecer as ações de prevenção à violência no namoro que esses professores identificaram durante seu exercício profissional. Trata-se de estudo qualitativo, baseado no materialismo histórico-dialético, envolvendo entrevistas online e uma revisão integrativa, bem como sua discussão conjunta, a fim de obter a apreensão da questão em sua totalidade. A primeira etapa do estudo consistiu na revisão integrativa da literatura, cuja busca foi realizada nas bases de dados PubMed, LILACS e ERIC, com o propósito de se conhecer como são desenvolvidos programas de prevenção da violência no namoro a partir de produções científicas, resultando em 29 artigos recuperados. Os resultados da revisão revelaram que a maioria das ações ocorreram no ambiente escolar, tiveram como base teórica a questão de gênero e executaram atividades com temas como relacionamentos saudáveis, habilidades de comunicação, técnicas para resolução de conflitos e recursos de apoio. Na segunda etapa do trabalho, foram realizadas entrevistas online individuais com quatro professoras que lecionam ou lecionavam em escolas com ensino médio, privadas ou públicas, da cidade de Porto Alegre/RS. Essa etapa teve o intuito de conhecer as percepções das participantes acerca da questão, juntamente à discussão da expressão do tema nas políticas públicas vinculadas ao âmbito da educação. Os dados coletados nas entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo temática. A partir das perspectivas das professoras entrevistadas na pesquisa, foi possível apreender que os estudantes têm comportamentos não saudáveis em seus relacionamentos afetivos; que a escola apresenta barreiras institucionais e ausência de recursos psicológicos e sociais para a assistência a professores e estudantes; e que há desafios para a implementação de ações de prevenção da violência no namoro na escola, decorrentes das ofensivas neoliberal e conservadora no ensino brasileiro.
Abstract: This dissertation aimed to identify the state responses in the materialization of preventive public policies for adolescent dating violence in the education context. This theme is justified by the evidence of the high prevalence of the phenomenon, as well as the apparent lack of policies for preventing and confronting it. In addition, research on the subject is still recent in Brazil, and is mostly in the areas of Psychology and Nursing. Thus, the relationship between the research theme and Social Work is established by presenting an in-depth study about the dialectical relationships between the Brazilian state and the subjects of rights that use public policies, considering the prevention of the phenomenon. The patriarchy, the sexual division of labor and gender-based violence defined the scope of this study, with a focus on the specificities of violence in dating relationships among youth. Furthermore, the theoretical foundation of the study included the neoliberal and conservative offensives, considering the advances and setbacks in policies for youth and education within the scope of the Brazilian state. With regard to specific objectives, this study aimed to identify dating violence prevention programs in the scientific literature; to know the perceptions of high schools teachers about dating violence; and to know the actions to prevent dating violence that said teachers have identified during their professional practice. This is a qualitative study, based on historical-dialectical materialism, involving online interviews and an integrative review, as well as their joint discussion, in order to obtain an apprehension of the issue in its entirety. The first stage of the study comprised the integrative review of the literature, whose search was carried out in the PubMed, LILACS and ERIC databases, in order to identify how dating violence prevention programs are developed based on scientific productions, resulting in 29 retrieved articles. The results showed that most programs took place in the school environment, had gender issues as their theoretical basis and implemented activities on topics such as healthy relationships, communication skills, conflict resolution skills and help-seeking resources. In the second stage of the study, individual interviews were conducted with four female teachers who work or had worked professionally in private or public high schools in the city of Porto Alegre/RS. This stage intended to understand the participants’ perceptions on the issue, along with the discussion of the presence of the topic in public policies related to education. The data collected from the interviews were analyzed using thematic content analysis. Based on the perspectives of the teachers who participated in the interviews, it was possible to note that students have unhealthy behaviors in their romantic relationships; that the schools have institutional barriers and a lack of psychological and social resources for assisting both teachers and students; and that there are challenges for the implementation of dating violence prevention programs, considering the neoliberal and conservative offensives in Brazilian education.
Palavras-chave: Violência no Namoro
Violência de Gênero
Juventude
Políticas Públicas
Educação
Dating Violence
Gender-Based Violence
Youth
Public Policies
Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10126
Data de defesa: 19-Jan-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Letícia de Mello Padoin.pdfLETICIA_DE_MELLO_PADOIN_DIS3,45 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.