Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1012
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito da solução de própolis no tratamento da superfície radicular de dentes reimplantados
Autor: Vogt, Beatriz Farias 
Primeiro orientador: Silva, Daniela Nascimento
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito da solução de própolis no tratamento da superfície radicular de dentes reimplantados tardiamente, após remoção química ou mecânica do ligamento periodontal. Foram utilizados 36 ratos machos (Wistar) que tiveram o incisivo central superior direito extraído e mantido em meio seco por 15 minutos. Após este período, foram distribuídos em seis grupos: grupo MP remoção mecânica do ligamento periodontal, pela raspagem com lâmina de bisturi, seguida de imersão em solução de própolis a 6% ; grupo MF remoção mecânica do ligamento periodontal, pela raspagem com lâmina de bisturi, seguida da imersão em fluoreto de sódio a 2%; grupo M remoção mecânica do ligamento periodontal, pela raspagem com lâmina de bisturi; grupo QP remoção química do ligamento periodontal, por imersão em hipoclorito de sódio a 1%, seguida da aplicação tópica de solução de própolis a 6%; grupo QF remoção química do ligamento periodontal por imersão em hipoclorito de sódio a 1%, seguida de imersão em fluoreto de sódio a 2%; e grupo Q remoção química do ligamento periodontal, por imersão em hipoclorito de sódio a 1%. Os canais radiculares foram preenchidos com pasta de hidróxido de cálcio e, em seguida, os dentes foram reimplantados. Após 60 dias, foram obtidas as peças operatórias, submetidas a cortes longitudinais de 6u de espessura, as lâminas histológicas foram coradas em HE para análise microscópica descritiva, sob microscopia de luz. Observou-se que a remoção química com solução de hipoclorito de sódio a 1% proporciona menores áreas de reabsorção dentária preenchidas por tecido conjuntivo, quando comparada à remoção mecânica do ligamento periodontal. Os grupos tratados com solução de própolis a 6% apresentaram características no reparo muito semelhantes à solução de fluoreto de sódio a 2%. A solução de própolis a 6% favoreceu o reparo tecidual quando utilizada como tratamento de superfície radicular, mas não evitou reabsorções radiculares e anquilose dentoalveolar. A solução de fluoreto de sódio a 2% (referência-padrão), quando associada à remoção química do ligamento periodontal demonstrou um processo de cicatrização mais organizado e com menor destruição dentinária, quando comparada à solução de própolis a 6%, mas também não evitou reabsorções radiculares e anquilose dentoalveolar. As reabsorções radiculares presentes no grupo MP foram mais lineares quando comparadas àquelas do grupo MF que mostraram maior invasão dentinária.
Palavras-chave: ODONTOLOGIA
PERIODONTIA
PRÓPOLIS
REIMPLANTE DENTÁRIO
AVULSÃO DENTÁRIA
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Faculdade de Odontologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Citação: VOGT, Beatriz Farias. Efeito da solução de própolis no tratamento da superfície radicular de dentes reimplantados. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1012
Data de defesa: 15-Jan-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
411547.pdfTexto Completo1,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.