Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10091
Tipo do documento: Dissertação
Título: A pobreza política na transição do feudalismo para o capitalismo : as origens da sua manifestação social
Autor: Rodrigues, Milena Dorneles 
Primeiro orientador: Reis, Carlos Nelson dos
Resumo: A presente dissertação, teve como objeto de estudo, a pobreza política no período de transição do feudalismo para o capitalismo, nesse sentido, buscou-se desvendar como este fenômeno se manifesta na sociedade. O objetivo principal do estudo consiste em apreender as alterações da pobreza política a partir da transição feudalismo-capitalismo com apoio da análise marxista, a fim de contribuir com os fundamentos do Serviço Social. Esta pesquisa partiu da inquietação da pesquisadora, frente o fenômeno da pobreza política e, como se manifesta na sociedade, assim, buscou-se realizar um resgate histórico no período delimitado, em um viés histórico que possibilita visualizar as alterações no campo político-econômico e social. Como caminho para o conhecimento, o estudo fundamentou-se no método materialista histórico-dialético, no qual evidencia-se as suas categorias centrais: historicidade, totalidade, contradição e mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e bibliográfico, o qual teve a coleta de dados por meio de roteiro norteador e a ficha de leitura. Referente aos resultados do estudo realizado, evidenciou que a pobreza política se fez e faz presente desde as sociedades pré-capitalistas até o atual modo vigente, traz consigo inúmeros desafios e adversidades a sociedade, especialmente, as camadas mais subalternizadas, que vivenciam a situação de pobreza. Ainda, observou-se a importância dos movimentos políticos de resistência, sua potência e necessidade quando se pensa em articulação, força e efetivação sobre os interesses e demandas de um determinado segmento social. Nesse sentido, verifica-se a necessária produção acerca das temáticas relacionadas a pobreza, pois, acredita-se que ela se faz presente nos diferentes espaços ocupacionais do profissional de Serviço Social. Por fim, ao final do estudo, entende-se que foi possível apreender acerca do período de transição do feudalismo para o capitalismo em nível de pobreza política, suas modificações e consequências ao longo dos anos. Ainda, evidenciou-se de formas distintas, a necessidade de enfatizar movimentos políticos das classes que vivenciam situação de desigualdade e encontram-se em um espaço desvalorizado e desigual, para que assim, seja possível uma visão crítica e apurada da sociedade, a partir desse movimento consciente será possível propor estratégias de efetiva alterações na ordem estabelecida que desfavorece a grande massa populacional. E assim, será possível, ir na contramão dos fundamentos do individualismo e competição e exploração.
Abstract: Esta disertación tuvo como objeto de estudio la pobreza política en el período de transición del feudalismo al capitalismo, en este sentido, se buscó desvelar cómo este fenómeno se manifiesta en la sociedad. El objetivo principal del estudio es aprehender los cambios en la pobreza política de la transición feudalismo-capitalismo con el apoyo del análisis marxista, con el fin de contribuir a las bases del Trabajo Social. Esta investigación se basó en la preocupación del investigador por el fenómeno de la pobreza política y cómo se manifiesta en la sociedad, por lo que se intentó realizar una recuperación histórica en el período delimitado, en una perspectiva histórica que permita visualizar cambios. en el ámbito político-económico y Social. Como camino hacia el conocimiento, el estudio se basó en el método materialista histórico-dialéctico, que destaca sus categorías centrales: historicidad, totalidad, contradicción y mediación. Se trata de una investigación cualitativa de carácter exploratorio y bibliográfico, que contó con la recolección de datos a través de un guión guía y un formulario de lectura. En cuanto a los resultados del estudio realizado, mostró que la pobreza política se hizo y está presente desde las sociedades precapitalistas hasta la modalidad actual actual, trae consigo numerosos desafíos y adversidades a la sociedad, especialmente a las capas más subordinadas, que experimentan la situación de pobreza. Además, se observó la importancia de los movimientos de resistencia política, así como su poder y necesidad al pensar en la articulación, fuerza y efectividad de los intereses y demandas de un determinado segmento social. En este sentido, existe una necesaria producción sobre los temas relacionados con la pobreza, ya que se cree que está presente en diferentes espacios ocupacionales del profesional del Trabajo Social. Finalmente, al final del estudio, se entiende que fue posible conocer el período de transición del feudalismo al capitalismo a nivel de pobreza política, sus modificaciones y consecuencias a lo largo de los años. Además, la necesidad de enfatizar los movimientos políticos de clases que viven una situación de desigualdad y se encuentran en un espacio devaluado y desigual se evidenció de diferentes formas, para que sea posible una visión crítica y certera de la sociedad, a partir de este movimiento consciente, Será posible proponer estrategias para cambios efectivos en el orden establecido que desfavorezca a la gran masa poblacional. Y así, será posible ir en contra de los fundamentos del individualismo y la competencia y la explotación.
Palavras-chave: Pobreza Política
Pobreza
Transição do Feudalismo para o Capitalismo
Resistência
Pobreza Política
Pobreza
Transición del Feudalismo al Capitalismo
Resistência
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Sigla da instituição: PUCRS
Departamento: Escola de Humanidades
Programa: Programa de Pós-Graduação em Serviço Social
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Restrição de acesso: Trabalho não apresenta restrição para publicação
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/10091
Data de defesa: 19-Jan-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Milena Dorneles Rodrigues.pdfMILENA_DORNELES_RODRIGUES_DIS1,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.